PPGPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: KARENINA OLIVEIRA SANTOS

DISCENTE : KARENINA OLIVEIRA SANTOS
DATA : 28/04/2023
LOCAL: Virtual

IMPACTOS PSICOSSOCIAIS DA ASSISTÊNCIA AO PARTO: PERÍODO CRÍTICO DA PANDEMIA POR COVID-19 NA BAHIA

gestação, parto, assistência, saúde mental, pandemia, COVID-19

O cenário nacional, modificado em função da pandemia pela covid-19, também teve repercussão na assistência prestada a mulheres, durante o parto. Para além das sensações de medo, pânico e incertezas geradas por uma doença, ainda pouco conhecida, gestantes foram um dos últimos grupos a serem incluídos como público de risco, acometidos pela doença, sendo dado maior enfoque, no país, e, no estado, após as primeiras mortes de puérperas. Anteriormente, a preocupação foi, prioritariamente, direcionada às gestantes de alto risco. Paralelo a tudo isso, permeou também, em gestantes e puérperas, o receio sobre a transmissão vertical e sobre o risco de realizar a amamentação. Diante desse contexto, percebeu-se relevante investigar, os impactos da pandemia em puérperas que pariram durante o período crítico, inicial, de disseminação da doença, no país, compreendido entre os meses de março e maio, do ano de 2020. Esta pesquisa tem o intuito de descrever e analisar como seu deu a assistência ao parto na Bahia, a este público, neste período.

Interna - ***.973.025-** - MONALISA NASCIMENTO DOS SANTOS BARROS - UESB
Interna - 2356633 - MILENA MARIA SARTI