PPGPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLA MARTINS LIMA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELLA MARTINS LIMA DOS SANTOS
DATA : 01/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde
TÍTULO:

EFEITOS DA ORIENTAÇÃO PARENTAL: SUPORTE FAMILIAR E BEM-ESTAR

DE CRIANÇAS COM DISLEXIA


PALAVRAS-CHAVES:

dislexia; orientação parental; bem-estar infantil.


PÁGINAS: 54
RESUMO:

As dificuldades persistentes na aprendizagem da leitura impactam não somente o desempenho
escolar infantil como também o desenvolvimento emocional e as percepções que a criança
tem sobre si mesma. Este projeto tem como objetivo avaliar os efeitos de uma intervenção
cognitivo-comportamental de orientação de pais para o ambiente familiar e o bem-estar de
crianças com dislexia. Método: o estudo terá delineamento quantitativo, transversal, com
comparação de grupos pré-teste e pós-teste. Os participantes serão divididos em quatro
grupos, dois grupos experimentais e dois grupos controles, pareados pelo tipo de escola da
criança, totalizando 24 crianças de 8 a 11 anos de idade e 24 pais/responsáveis de ambos os
sexos. Para todas as crianças será realizada a avaliação pré-teste que também terá a finalidade
de identificar perfil cognitivo equivalente à dislexia. Instrumentos: serão aplicados os
seguintes instrumentos de medidas psicométricas e escalas psicológicas para mensurar as
variáveis do estudo: Inventário do Clima Familiar para Crianças (ICF-C), Matrizes
Progressivas Coloridas de Raven (CPM-RAVEN), Avaliação de Leitura de Palavras e
Pseudopalavras Isoladas (LPI), Avaliação da Fluência de Leitura Textual (AFLeT), Escala
Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças (EMSVC) e Inventário de Verificação
do Comportamento para crianças e adolescentes de 6-18 anos - Child Behavior Checklist
(CBCL). Estes instrumentos avaliam clima familiar, inteligência, desempenho em leitura,
qualidade de vida e desenvolvimento emocional e comportamental infantil. Será realizada
uma intervenção de orientação de pais em grupo em oito sessões, duração de noventa minutos
cada e frequência semanal. A partir de estratégias fundamentadas em técnicas
comportamentais, os encontros abordarão temas como comportamento infantil,
desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças com dislexia, literacia familiar e
estratégias para a hora do dever de casa. Espera-se que os efeitos do programa de intervenção
proposto possam contribuir para práticas profissionais e familiares na promoção de saúde
mental de crianças com dislexia.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - JULIA BEATRIZ LOPES-SILVA
Externo à Instituição - LIANA ROSA ELIAS - UFC
Presidente - 1552649 - PATRICIA MARTINS DE FREITAS
Notícia cadastrada em: 23/02/2023 15:49
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