DEPOIS DO “SETEMBRO AMARELO” NO ALTO SERTÃO BAIANO: UM ESTUDO SOBRE A PREVENÇÃO DO SUICÍDIO EM GUANAMBI-BA
Setembro Amarelo; Comportamento suicida; Prevenção.
A campanha Setembro Amarelo surgiu em 2014, a partir de uma parceria entre a ABP, o CFM e o CVV, com o objetivo de prevenir e reduzir os números de casos do comportamento suicida no Brasil. Partindo de literatura especializada, questões como a mercantilização da campanha, informações equivocadas, com discursos individualizantes e patologizantes, foram problematizadas para pensar e repensar as estratégias adotadas. Este projeto tem como objetivo a necessidade de investigar a implementação das atividades relacionadas a prevenção ao suicídio no território do sertão baiano, mais especificamente na cidade de Guanambi. O cenário exposto desperta o estudo das atividades desenvolvidas na Campanha Setembro Amarelo na unidade de CAPS AD II, compreendendo que um dos fatores de risco para o comportamento suicida é o uso e abuso de SPA. Quanto ao método, o enfoque qualitativo exploratório descritivo. Buscar-se-á a descrição do fenômeno a partir da análise das ações desenvolvidas na unidade nas campanhas de Setembro Amarelo sob realização de entrevistas semiestruturadas com os profissionais do serviço. Espera-se que a pesquisa possa fornecerá elementos para a construção de um artigo especializado e de uma cartilha digital direcionada aos profissionais para as estratégias de prevenção ao comportamento suicida na atenção as pessoas em sofrimento devido ao uso e abuso de SPA.