PPGPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: IARA CAROLINE SILVA MACHADO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IARA CAROLINE SILVA MACHADO
DATA : 08/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 401 - Pavilhão Administrativo, IMS/CAT/UFBA
TÍTULO:

A comunicação audiovisual como estratégia de cuidado à família na UTI neonatal no contexto pandêmico – interface entre acolhimento, comunicação e educação


PALAVRAS-CHAVES:

Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Cuidadores; Tecnologia da Informação; Filme e Vídeo Educativo 


PÁGINAS: 111
RESUMO:

A exploração do uso das mídias digitais, pode ser uma boa estratégia de práticas educativas no cenário pandêmico. Esse recurso parece ser um bom aliado para fins de informação e comunicação em saúde da equipe com os familiares de bebês hospitalizados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). A comunicação, entre equipe e família é um aspecto de grande valoração entre estes cuidadores, sobretudo quando se trata de informações sobre a saúde o neonato. Este estudo teve como objetivo produzir e validar vídeos educativos como ferramenta de apoio informativo da equipe multidisciplinar para os familiares de bebês hospitalizados na UTIN. A validação de tecnologias educacionais é caracterizada como uma pesquisa de desenvolvimento metodológico. A produção dos vídeos seguiu cinco etapas operacionais: Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação. A fase de Análise consistiu na observação sistemática do cenário do estudo. A ideia de sistematizar uma observação estava vinculada a uma pesquisa operacional baseada nas mudanças de rotina da UTIN frente a pandemia em curso. Os resultados desta observação originaram o artigo intitulado “A COVID – 19 para além da doença: efeitos da pandemia no espaço intensivista neonatal à luz da Teoria Ambientalista de Nightingale”, que despertou a possibilidade de investimento nas tecnologias digitais como ferramenta de apoio informativo da equipe de saúde da UTIN para pais de neonatos hospitalizados. Após essa fase, seguiram-se as demais, de modo processual, que culminaram nos vídeos intitulados: “Prematuridade”, “Monitor” e “Sonda Gástrica”. Estes foram validados por uma comissão de especialistas conforme suas expertises nas temáticas e tecnologia utilizada, por meio das análises quantitativa e qualitativa. Foram 14 peritos das áreas multidisciplinar (13) e comunicação audiovisual (01) que avaliaram os blocos: objetivo, conteúdo e qualidade do som, da imagem e da animação. As questões fechadas foram descritas por meio da frequência simples e percentual relativa e as abertas foram submetidas a análise de conteúdo de Bardin. O IVC global, gerou valores entre 98,9 e 99,6%. Os pontos de convergência das falas, deram origem a três categorias de análise: 1) Acolhimento da família na UTIN mediado por recurso audiovisual; 2) Comunicação entre equipe e família na UTIN mediada por recurso audiovisual; 3) Educação em saúde sobre o ambiente da UTIN mediada por recurso audiovisual. Como na observação sistemática, os discursos produzidos se alinhavam à Teoria de Nightingale. Os experts associaram a qualificação das ambiências dessa teoria (psicológica, social e física), à melhora dos processos de cuidado dos profissionais com o binômio família-bebê. Consideraram os vídeos sensíveis, criativos e acolhedores no trato dos temas e classificaram como uma ferramenta de apoio inovadora e inteligível da equipe junto aos pais. Conclui-se, por meio dos achados, que a utilização de vídeo educativo pode ter um impacto favorável entre equipe-família. Apesar da validação pelos experts, faz-se importante novos estudos que avaliem sua aplicabilidade com o público-alvo: os pais.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2765854 - NILIA MARIA DE BRITO LIMA PRADO
Interna - 1524763 - DANIELLE SOUTO DE MEDEIROS
Externa ao Programa - 1856630 - EMANUELLE CAIRES DIAS ARAUJO NUNES - UFBAExterna à Instituição - RAQUEL CRISTINA GOMES LIMA - UESB
Notícia cadastrada em: 17/11/2022 15:59
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA