PPGPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: SABRINA AGUIAR CERQUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SABRINA AGUIAR CERQUEIRA
DATA : 24/11/2022
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde - UFBA

RELAÇÃO ENTRE ESQUEMAS INICIAIS DESADAPTATIVOS, QUALIDADE DO VÍNCULO PRIMÁRIO E VINCULAÇÃO MATERNO-FETAL EM GESTANTES DE ALTO RISCO

Apego materno-fetal; Apego primário; Esquemas iniciais desadaptativos

A gravidez provoca mudanças na vida da mulher e também da sua família. Uma gestação de alto risco se mostra ainda mais impactante, na medida em que situações adversas como adoecimentos específicos da gestação e malformação fetal podem contribuir para uma experiência gravídica negativa. Compreende-se, então, que a transição para a maternidade no contexto de risco traz consigo os desafios reais quanto à condição médico-clínica do bebê e da gestante e podem vir associados à hospitalização. Tais eventos estressores podem ativar esquemas iniciais desadaptativos e interferir no desenvolvimento do vínculo materno-fetal. Esse estudo tem como objetivo investigar a relação entre esquemas iniciais desadaptativos, qualidade da vinculação primária e o vínculo materno-fetal em gestantes de alto risco. Trata-se de um estudo com delineamento quantitativo e se desenvolverá com a aplicação dos seguintes instrumentos: 1) Questionário Sociodemográfico da Gestante, 2) Questionário de Esquemas de Young na forma breve (YSQ – S3), 3) Parental Bonding Instrument (PBI) e 4) Escala de Vínculo Materno-fetal (MFAS-Br). A partir da análise dos dados, espera-se compreender a relação entre esquemas iniciais desadaptativos, qualidade da vinculação primária e o vínculo materno-fetal. Ainda, serão desenvolvidos os seguintes produtos: 1) artigo empírico dos resultados das análises e 2) cartilha psicoeducativa com orientações para o desenvolvimento de um apego saudável para gestantes de alto risco. Por fim, este projeto terá a participação de alunos da graduação vinculados ao projeto de extensão intitulado NEEDH – Núcleo de Estudos Especializados em Desenvolvimento Humano, registrado na UFBA-IMS-CAT como projeto de extensão permanente, contribuindo com a formação de estudantes de graduação, a partir de atividades de pesquisa.

Presidente - 1878474 - EDI CRISTINA MANFROI
Interna - ***.973.025-** - MONALISA NASCIMENTO DOS SANTOS BARROS - UESB