PPGPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: VIVIANE MARTINS SOUSA NASCIMENTO

DISCENTE : VIVIANE MARTINS SOUSA NASCIMENTO
DATA : 29/09/2022
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde - UFBA

Orientação Parental Online para pais de adolescentes: um modelo interventivo

orientação parental online; práticas parentais; adolescência; assistência social; políticas públicas.

As práticas parentais representam uma importante variável no desenvolvimento psicossocial dos filhos, funcionando como fator de risco ou de proteção para a ocorrência de problemas de comportamento. Portanto é de extrema relevância a promoção de práticas parentais positivas e ampliação de estudos interventivos que contribuam para este propósito. O presente estudo teve como objetivo avaliar a eficácia de uma intervenção voltada para orientação de práticas parentais para cuidadores de adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, foi realizada uma pesquisa utilizando método misto (quanti + quali), de caráter descritivo e exploratório, contando com 36 participantes, sendo 24 (20 mães, 3 pais e 1 responsável legal) no grupo experimental (GE) e 12 (100% mães) no grupo controle (GC). Os instrumentos utilizados incluem o questionário sociodemográfico, o Inventário de Estilos Parentais (IEP) e um questionário com questões abertas a respeito da intervenção realizada. As análises quantitativas foram conduzidas através da linguagem R, enquanto que as análises qualitativas foram efetivadas utilizando a análise de conteúdo. Os resultados da análise quantitativa não indicaram alterações estatisticamente significativas nas práticas parentais após a intervenção, na comparação entre GE e GC. No entanto, a comparação de medidas repetidas do GC indicou diferenças significativas nas dimensões Comportamento Moral (d=-0,449), Negligência (d=0,440) Punição Inconsistente (d=0,434), Monitoria Negativa (d=0,709) e Abuso Físico (d=0,502). O resultado da análise de conteúdo permitiu o agrupamento temático em quatro categorias de análise: 1) Dificuldades e vantagens do atendimento online; 2) Aspectos técnicos das Intervenções: orientações e condução; 3) Aspectos da eficiência das intervenções: mudanças observadas; 4) Sugestões: pontos de melhoria. Os resultados encontrados apontam para mudanças positivas, inicialmente no campo cognitivo (automonitoramento, mudanças na forma de pensar a relação) e também no diálogo entre pais e filhos. A maior parte dos participantes avaliou positivamente a maneira como a intervenção foi conduzida e o fato de ter sido online. As sugestões apontadas pelos participantes propõem a continuidade do projeto, a ampliação do número de sessões e a participação também do adolescente. O estudo traz uma importante contribuição para a ampliação de pesquisas interventivas com pais de adolescentes, em especial na modalidade online. Ademais, estudos com métodos mistos potencializam os achados e podem ser relevantes no aprofundamento do fenômeno estudado.

Presidente - 1878474 - EDI CRISTINA MANFROI
Interna - 1552649 - PATRICIA MARTINS DE FREITAS