PPGPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LUANNA LUA SOUSA FELICIO

DISCENTE : LUANNA LUA SOUSA FELICIO
DATA : 07/10/2022
LOCAL: UFBA - Plataforma Google Meet

PROTOCOLO DE ACOLHIMENTO E ACOMPANHAMENTO MEDIADO PELO BRINCAR: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NA PEDIATRIA HOSPITALAR

Acolhimento; Brincadeira; Desenvolvimento Infantil; Protocolo; Psicologia Hospitalar; Vigotski.

Nesta pesquisa, sob o enfoque da Psicologia Histórico-Cultural, ancorado em Vigotski, temos como objetivo geral a elaboração de um protocolo para acolhimento e acompanhamento da criança em situação de hospitalização, mediado pelo brincar, de modo a instrumentalizar profissionais psicólogos atuantes no setor de Pediatria do Hospital Geral de Vitória da Conquista. O delineamento da pesquisa é qualitativo, de cunho exploratório e descritivo, fazendo uso da Pesquisa-Intervenção como modalidade específica da pesquisa. Serão investigados eixos temáticos que envolvem a atuação do psicólogo hospitalar, o processo de desenvolvimento infantil mediado pelo brincar sob o enfoque Histórico-Cultural. A elaboração do protocolo possibilitará uma normatização para guiar os atendimentos na Pediatria, assim como trará inúmeros benefícios às crianças, considerando que a criança não hospitalizada, a rigor, está inserida em um meio social no qual vivencia relações que potencializam seu desenvolvimento e aprendizagem e que, em decorrência de uma hospitalização, apresente prejuízos relativos ao distanciamento de vínculos, de modo que, através de vivência de brincadeiras e  diálogo, seja dada visibilidade à criança, considerando, ainda, que a vivência de brincadeiras proporcionará um maior bem estar  para a criança no processo de hospitalização e garantirá a promoção da saúde mental dessa. Assim, considerando a relevância do brincar, esperamos que esse passe a ser um mecanismo utilizado por profissionais em momentos futuros, garantindo o estabelecimento de vínculos e melhor relação para execução das ações de cuidados aos pacientes lotados na Pediatria.

Presidente - 943.856.706-25 - CARMEM VIRGÍNIA MORAES DA SILVA - UESB
Interna - 2031196 - ANDREA BATISTA DE ANDRADE CASTELO BRANCO