PPGSS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS) INSTITUTO DE PSICOLOGIA Telefone/Ramal: (71) 99138-6931

Banca de DEFESA: MARIANA DA SILVA FARIAS

DISCENTE : MARIANA DA SILVA FARIAS
DATA : 20/03/2024
LOCAL: Ambiente Virtual

A TEMÁTICA EDUCAÇÃO NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE

Formação Profissional; Educação; Serviço Social

O presente trabalho traz o debate da educação em sentido amplo, a partir do seu caráter ontológico e constitutivo do ser social efetivada em todos os espaços da vida social e a interlocução da temática nos currículos dos cursos de Serviço Social. Parte-se da compreensão de que a formação profissional deve estar conciliada aos processos históricos numa perspectiva crítica e de totalidade de modo a cumprir o papel de formar sujeitos críticos e engajados na luta por um projeto emancipatório de sociedade. Logo, teve-se como objetivo geral investigar como os currículos dos cursos de graduação em Serviço Social das universidades públicas do Nordeste têm discutido a educação. Os objetivos específicos foram identificar e analisar a presença da temática educação nos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação em Serviço Social das universidades públicas do Nordeste; Verificar como a educação aparece nos programas das disciplinas que discutem educação e que teoria fundamenta o componente curricular; Verificar as referências bibliográficas utilizadas para discussão da educação nos currículos dos cursos de graduação em Serviço Social das universidades públicas do Nordeste e identificar e analisar a concepção de educação que fundamenta a formação de assistentes sociais das universidades públicas do Nordeste. Como metodologia utilizou-se a abordagem quanti-qualitativa de caráter exploratório e descritivo, embasada por levantamento bibliográfico e documental. O universo da pesquisa compreendeu 16 cursos de graduação em Serviço Social ofertados nas universidades públicas no Nordeste. Os documentos pesquisados foram os PPCs dos cursos de Serviço Social com destaque para os programas e ementas das disciplinas. Os dados da pesquisa revelam, em linhas gerais, que os currículos dos cursos de graduação em Serviço Social das universidades públicas do Nordeste contemplam uma discussão consistente sobre educação. Concluímos que a relação dialógica entre o projeto de formação e a educação é algo que a categoria identificou imperativo, há tempos. À vista disso, percebe-se que os currículos dos cursos de Serviço Social nas universidades públicas do Nordeste vêm buscando formas para que a educação não ocupe espaço superficial ou insuficiente no processo formativo de assistentes sociais, tendo em vista que, notamos o comprometimento das universidades em produzir debates críticos, propositivos que demarquem os interesses antagônicos que atravessam essa dimensão da vida social, bem como apresentar atividades educativas alternativas, de caráter emancipador e revolucionário como caminho para construção de uma nova sociabilidade.

Externa à Instituição - IRIS DE LIMA SOUZA
Presidente - 2024241 - ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRIZ