PPGSS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS) INSTITUTO DE PSICOLOGIA Telefone/Ramal: (71) 99138-6931

Banca de DEFESA: GABRIELA PEREIRA BARBOSA

DISCENTE : GABRIELA PEREIRA BARBOSA
DATA : 10/10/2023
LOCAL: Ambiente Virtual

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL: UMA APROXIMAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Educação para as relações étnico-raciais. questão étnico-racial. Currículo. Pós-graduação. Serviço Social.

Esta pesquisa tem como tema a educação das relações étnico-raciais no currículo e como objeto de estudo a análise da educação das relações étnico-raciais nos currículos dos programas de pós-graduação em Serviço Social do estado de São Paulo. A motivação para escolha do tema, primeiro, perpassa pela minha trajetória enquanto estudante negra do curso de Serviço Social da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha (UFVJM) e inserção em grupos de pesquisa sobre relações raciais, o Núcleo de estudos afro-brasileiros (NEAB), segundo, porque coaduno com a noção de que a pós-graduação é um locus privilegiado da produção do conhecimento e espaço referência de formação de pesquisadores (as) e novos professores (as). Esta pesquisa compreende a Educação das relações étnico-raciais como um conceito que deve atravessar toda a formação profissional, desde a concepção dos programas, suas ementas e componentes curriculares, pesquisas, atividades de extensão e grupos de estudo. Tem como objetivo geral, analisar a presença da educação das relações étnico-raciais no currículo dos cursos de pós-graduação em Serviço Social do estado de São Paulo, como preconiza a LDB e como objetivos específicos: a) discutir a formação sócio histórica brasileira e as relações raciais no Brasil b) examinar as disciplinas e suas ementas, se obrigatórias ou optativas nos programas de pós-graduação em Serviço Social da PUC-SP, UNESP-FRANCA e UNIFESP, para identificar se e como aparece a educação das relações étnico-raciais; c) identificar o quantitativo de teses e dissertações produzidas nos programas selecionados sobre a temática étnico-racial nos últimos 10 anos entre 2010 e 2020. Depois da introdução temos o segundo capítulo que aborda as relações raciais e formação sócio-histórica no Brasil. O terceiro traz a educação das relações étnico-raciais e suas implicações no currículo. O quarto expressa como vem sendo processada a educação das relações étnico-raciais na pós-graduação em serviço social e a caminho que temos trilhado tendo como horizonte uma educação antirracista. O estudo foi realizado a partir da análise das linhas pesquisa, disciplinas e ementas dos cursos de pósgraduação em Serviço Social do estado de São Paulo (PUC-SP, UNESP-FRANCA e UNIFESP), utilizada a abordagem qualitativa e quantitativa, a partir da leitura crítica e compreensiva dos dados levantados, a partir a análise textual discursiva de Roque Moraes, por esta transitar entre duas formas consagradas de análise na pesquisa qualitativa que são a análise de conteúdo e a análise de discurso. O levantamento identificou um total de 8 teses e 13 dissertações no período acima e revela, que apesar de nos encontramos ainda distante do que almejamos enquanto produção do conhecimento nos PPG’S sobre o referido tema, a questão étnico-racial tem se tornado progressivamente interesse e objeto de estudo desses pesquisadores (as). Quanto as disciplinas, o estudo demonstra que são em sua maioria optativas, não apresentam centralidade nos respectivos currículos, onde condicionam um quantitativo diverso sobre a questão étnico-racial comprimindo a mesma pra caber tudo sobre o tema, questão essa que consideramos ser densa e complexa para ser compactada em uma única disciplina, considerando que a questão não aparece de forma transversal nas demais disciplinas dos programas.

Interna - 2024241 - ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRIZ
Presidente - 627222 - MAGALI DA SILVA ALMEIDA