PPGSS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS) INSTITUTO DE PSICOLOGIA Telefone/Ramal: (71) 99138-6931

Banca de DEFESA: PÂMELA ROCHA NASCIMENTO

DISCENTE : PÂMELA ROCHA NASCIMENTO
DATA : 24/08/2023
LOCAL: Ambiente Virtual

TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SERVIÇO SOCIAL NO NORDESTE: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO

Produção de conhecimento, Serviço Social, Educação, Exercício profissional.

Esta dissertação se concentra na análise da produção de conhecimento na área de Serviço Social da região Nordeste sobre o exercício profissional de assistentes sociais na educação, a pesquisa está centrada na interface entre Serviço Social na Educação. O estudo recupera a trajetória da profissão, destacando seu desenvolvimento intelectual, integração com o pensamento crítico e reconhecimento enquanto área de conhecimento nas Ciências Sociais. O foco central é lançar luz sobre o conhecimento acumulado no Serviço Social em relação ao trabalho dos assistentes sociais na área da Educação. A pesquisa busca conferir relevância a essa produção, enriquecendo o campo do Serviço Social na Educação. O crescente reconhecimento da Educação como campo de atuação para assistentes sociais fundamenta a necessidade desta pesquisa. Para fortalecer a produção de conhecimento, a pós-graduação tem desempenhado um papel significativo, acumulando publicações que abordam a atuação profissional em diversas áreas sociais. Com destaque para a Educação, o estudo visa mapear as tendências da produção de conhecimento no campo do Serviço Social, com foco no exercício profissional de assistentes sociais na Educação entre 2015 e 2020. A pesquisa estabelece como objetivos específicos: mapear produções de Dissertações e Teses de Programas de Pós-Graduação na região Nordeste sobre o tema; identificar e analisar principais tendências temáticas nas produções sobre o exercício profissional na Educação; e explorar análises referentes ao exercício profissional no contexto educacional, incluindo perspectivas de educação abordadas em dissertações e teses. A pesquisa abrangeu dissertações de mestrado e uma tese de doutorado de Programas de PósGraduação na área de Serviço Social na região Nordeste, resultando na seleção de dez produções para análise. Essas produções oferecem contribuições acerca das tendências e perspectivas do exercício profissional na Educação, abrangendo diferentes níveis e modalidades de ensino. A metodologia empregada é uma pesquisa bibliográfica, baseada na revisão integrativa para identificação, seleção e avaliação dos estudos relacionados aos objetivos da pesquisa. A análise dos dados coletados é realizada por meio da técnica de análise Temática, sustentada por um referencial teórico-crítico, baseslegais e documentos da categoria profissional. O estudo se insere na área das ciências sociais aplicadas, especialmente no campo do Serviço Social, contribuindo para a ampliação do conhecimento e discussões na área, com enfoque na produção científica que emerge das experiências dos profissionais atuantes, pesquisadores e estudiosos da Educação.

Externa à Instituição - MÔNICA BARROS DA NÓBREGA - UEPB
Presidente - 2024241 - ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRIZ