Banca de QUALIFICAÇÃO: IVANEIDE GOMES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IVANEIDE GOMES DA SILVA
DATA : 05/07/2022
LOCAL: Ambiente virtual (Skype)

Literatura e Leitores: e os impactos na formação humana

Letramento literário; Formação do leitor literário; Leitura; Fruição.

O memorial intitulado “Literatura e Leitores: e os impactos na formação humana”, situado na esfera do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras — PROFLETRAS—, da Universidade Federal da Bahia, tem como proposta avaliar como a leitura literária impacta na construção do ser humano a partir de leituras significativas, objetivando a fruição e a mobilização da fabulação inerente aos seres humanos. O trabalho tem caráter propositivo a ser implementado em uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal Edivaldo Machado Boaventura, localizada no município de Camaçari-Bahia, na região metropolitana de Salvador. Pensando nisso, foi escolhido um livro presente no acervo da escola, de autoria de Cidinha da Silva, intitulado “Os Nove Pentes D’África”, com ilustrações de Iléa Ferraz. A escolha se deu pela abordagem ampla na obra de temas que envolvem a ancestralidade, os relacionamentos entre familiares, e os sentimentos variados continentes em qualquer relação humana. As atividades serão realizadas a partir de oficinas, uma vez que o gênero abre um leque de possibilidades para os exercícios de atividades leitoras, como também acionam a fabulação tanto individual quanto socializada. As concepções de letramentos sociais e literários utilizadas baseiam-se nos pressupostos de Kleiman (1995), Soares (2003), Street (2014), Cosson (2009), Dalvi (2013).

Presidente - 2767538 - MONICA DE MENEZES SANTOS
Interna - 1064696 - ALVANITA ALMEIDA SANTOS