|
Dissertações |
|
1
|
-
DIMITRI SARMENTO SILVEIRA
-
O FACEBOOK NA ESCOLA: A ESCRITA CRÍTICA EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO
-
Orientador : SIMONE BUENO BORGES DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
SIMONE BUENO BORGES DA SILVA
-
JULIO NEVES PEREIRA
-
RODRIGO CAMARGO ARAGÃO
-
Data: 03/04/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
As redes sociais são parte integrante do nosso tempo, um espaço virtual de interação social em que, não só os jovens, mas as pessoas em geral interagem leem, se comunicam. O Facebook, a rede social mais popular do planeta, tornou-se uma mídia social tão influente no cotidiano das pessoas que praticamente não existe indivíduo que, de alguma forma, não seja influenciado por ela. As pessoas hoje se comunicam, interagem, se expressam e se fazem ver e ouvir em seus perfis, formando uma rede de permuta, onde influenciadores digitais estão o tempo todo criando, divulgando ideologias, exercitando a cidadania, expressando sua arte. O Facebookhoje é uma vitrine e um mercado em que circulam, entre outras coisas, informação. A escola, como instituição social que é, pela clientela que recebe, não poderia deixar de ter sua rotina modificada pela existência das redes sociais. Em tempos de Era Digital e de Nativos Digitais, como deixar de fora do cotidiano escolar pensar a rede social como mais uma forma importante de comunicação, um veículo que envolve em seu cerne tantos elementos linguísticos, depositórios textuais, um espaço onde o jovem exercita seu poder de comunicação, expressa seus anseios e sentimentos. A escola no século XXI tem que repensar suas práticas a partir de sua clientela. Inicialmente viu nas redes sociais apenas uma vitrine, mas essa é uma maneira muito simplista de encarar e explorar o que representa hoje na rotina dos Nativos Digitais as redes sociais, em especial o Facebook. Em suas páginas multiplicam-se formas de leitura e conteúdos diversos, nos postsdos perfis e nos feedsde notícias são exercitadas espontaneamente modalidade de leitura complexas, nelas o jovem se expressa, dialoga, escreve, diferente do que os mais ortodoxos apregoam, tanto ou mais que as gerações anteriores. A escola não pode fugir disso. Ela tem que apoderar-se dessa ferramenta, explorar esse ambiente de produção, investigar como o jovem se comporta, como interage, como explora a leitura e exercita a escrita crítica. Um postno Facebook, articulado a um objetivo claro, pode gerar uma profícua discussão quando o aluno clica em responder, um exercício crítico perfeito para os objetivos de leitura e escrita que devem nortear uma aula de língua.
-
Mostrar Abstract
-
Não se aplica
|
|
2
|
-
PATRICIA LEÃO DA SILVA
-
Uma proposta de ensino de leitura para aluno surdo do 9º ano do Ensino Fundamental
-
Orientador : JULIO NEVES PEREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JULIO NEVES PEREIRA
-
NANCI ARAÚJO BENTO
-
SIMONE SOUZA DE ASSUMPCAO
-
Data: 24/04/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdo vem inquietando profissionais da área de educação. Este trabalho investiga o desenvolvimento da compreensão leitora dos surdos, mediada, primeiramente, na/pela língua de sinais para que sirva de base para construção de pensamentos e compreensão de conceitos que levem à reflexão sobre a modalidade escrita da língua portuguesa. A língua de sinais é a primeira língua que o surdo deve adquirir para através dela construir uma aprendizagem sobre uma segunda língua, no caso desta intervenção, a modalidade escrita da língua portuguesa. Desta forma, busco identificar como ocorre a compreensão leitora de gêneros textuais pelo aluno surdo. Para alcançar o objetivo da proposta de intervenção, eu usei as estratégias de ensino de leitura de Isabel Solé desenvolvida em encontros com atividades sistematizadas e sequenciadas que retratam o contexto de produção e de uso do gênero discursivo presente nos mapas de lugares dos alunos envolvidos na intervenção. Palavras-
-
Mostrar Abstract
-
The teaching of the Portuguese language as a second language for deaf disrupting education professionals. This work investigates the development of reading comprehension of the deaf, mediated, first, in sign language to serve as a basis for the construction of thoughts and understanding of concepts that lead to reflection on the written form of the Portuguese language. Sign language is the first language that the deaf should acquire through it to build a learning about a second language, in the case of this intervention, the written form of the Portuguese language. In this way, I try to identify how the reading comprehension of genres by the deaf student. In order to achieve the objective of the intervention, I used the reading teaching strategies of Isabel Solé developed in meetings with systematized and sequenced activities that portray the context of production and use of the discursive genre present in the site maps of the students involved in the intervention.
|
|
3
|
-
EDVALDO PEREIRA DE JESUS
-
QUE BAIRRO É ESSE? EU QUERO SABER! – MEMORIAL DO CURUZU COMO PRODUÇÃO DISCENTE
-
Orientador : JOSE HENRIQUE DE FREITAS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE HENRIQUE DE FREITAS SANTOS
-
ALVANITA ALMEIDA SANTOS
-
DENISE CARRASCOSA FRANCA
-
Data: 26/04/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O Projeto de pesquisa consiste num memorial de formação, em que o mestrando analisa, reflexivamente, a sua vida intelectivo-profissional; como também, em conjunto, faz parte de um projeto de intervenção que tem como objetivo a análise e instrumentalização da leitura e da produção de textos de estudantes de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais -, oriundos de uma escola do bairro Curuzu, em Salvador/Ba. Tal finalidade aplicar-se-á através da confecção de um memorial do bairro de mesmo nome. A construção desse gênero configurar-se-á a partir da produção de uma coletânea de escritas desses alunos sobre pessoas, instituições e locais do bairro. Tudo isso dialogando com as temáticas propostas na Lei 10.639/03 sobre o estudo da África e das contribuições significativas provenientes da diáspora do povo desse continente, a fim de ressignificar o olhar do(a)s aluno(a)s para outra epistemologia (negra) e, consequentemente, associar essas leituras ao contexto territorial desses aluno(a)s. O propósito desses textos é o de funcionar como um arcabouço de elementos ideológico, discursivo e linguístico (Referenciação) que ajudarão os aluno(a)s na compreensão da língua como prática social e cognitiva historicamente situada (MASCUSCHI, 2008). A atual pesquisa consiste em uma perspectiva qualitativa - de cunho etnográfico -, e com características de pesquisa-ação (participação) embasada em concepções teórico-metodológicas: de língua, texto e sujeito numa visão sócio-cognitivo-interacional de Koch (2011) e Marcuschi (2008), de pesquisa-ação de Thiollent (1998), de ReferenciaçãoCortez e Koch (2013), Koch (2011) e Antunes (2010), dos letramentos de AngelaKleiman (1995), de Letramento de Reexistência de Ana Lúcia Silva Souza, de Letramentos Múltiplos de Roxane Rojo, de Identidade de Stuart Hall (2014), de Memórias Autobiográficas de Passegi (2010), de epistemologia negra de Muniz Sodré (2017), Nilma Lino Gomes (2017) e de outros. O atual trabalho, que está chancelado à linha de pesquisa Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes, vincula-se ao Programa Profletras – Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
-
Mostrar Abstract
-
The Research Project consistsof a training memorial, in whichthe Master examines, reflectively, hisintellectual-professional life; butalso, together, ispartofaninterventionprojectthataimstoanalyzeand instrumentalize thereadingandproductionoftextsofstudentsof a classofthe 6th grade ofElementarySchool - Final Years -, comingfrom a neighborhoodschoolCuruzu, in Salvador / Ba. Thispurposewillbeappliedthroughthemakingof a memorial oftheneighborhoodofthesamename. The constructionofthisgenrewillbebasedontheproductionof a collectionofwritingsofthesestudentsaboutpeople, institutionsand local neighborhood. Allthisis in dialogue withthe themes proposed in Law 10.639 / 03 onthestudyofAfricaandthesignificantcontributionscomingfromthediasporaofthepeopleofthatcontinent, in ordertoresignifythestudents' another (black) epistemologyand, consequently, toassociatethesereadingswiththe territorial contextofthesestudents. The purposeofthesetextsistofunction as a framework ofideological, discursiveandlinguisticelementsthatwill help students in theunderstandingoflanguage as a historicallysituated social andcognitivepractice (MASCUSCHI, 2008). The presentresearchconsistsof a qualitative-ethnographic-perspective, andwithcharacteristicsofaction-research (participation) basedontheoretical-methodologicalconceptions: oflanguage, textandsubject in a socio-cognitive-interactionalviewof Koch (2011) andMarcuschi (2008), actionresearchbyThiollent (1998), Cortez andKoch (2013), Koch (2011)and Antunes (2010), AngelaKleiman (1995), Ana Lucia Silva Souza'sLettersofReexistence, MultipleLiteraciesRoxane Rojo, ofIdentityof Stuart Hall (2014), ofAutobiographical Memories ofPassegi (2010), ofblackepistemologyof Muniz Sodré (2017), Nilma Lino Gomes (2017) andothers. The presentwork, whichis chancelado tothelineofresearch Reading and textual production: social diversityandteachingpractices, islinkedtotheProfletrasProgram - Professional Master'sDegree in Lettersofthe Federal Universityof Bahia (UFBA).
|
|
4
|
-
LOUISE CONCEIÇÃO PEREIRA TANAJURA
-
Literatura negra feminina, escrevivências e reexistência: uma proposta de letramento literário em sala de aula
-
Orientador : ANA LUCIA SILVA SOUZA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALVANITA ALMEIDA SANTOS
-
ANA LUCIA SILVA SOUZA
-
LIVIA MARIA NATALIA DE SOUZA SANTOS
-
Data: 16/05/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O letramento literário tem passado ao largo das práticas docentes da área de Língua Portuguesa: a preocupação com a dimensão estética do texto literário, bem como a formação de leitores de textos literários, explorando, também, a dimensão política desses textos não é uma preocupação do ensino básico. O utilitarismo e a pedagogização a que foram rebaixados os textos de literatura tem resultado em uma relação pouco estreita entre a/o estudante e os textos literários. Acrescente-se a isso uma insistência em uma exclusividade do trabalho com o cânone, que, nessa linha de escolarização da literatura, perde, também sua potência.
Partindo dessa exclusividade citada, percebemos a ausência de textos escritos por mulheres negras na sala de aula, seja nos livros didáticos, seja na oferta da/o professor/a regente. As demandas por uma real efetivação da Lei 10.639/03 existem, são inegáveis. A Literatura, como forma de expressão que reflete o mundo e ajuda a construir ou desconstruir paradigmas, visões e estereótipos se apresenta como um caminho para a construção de indivíduos que possam repensar e cambiar suas atitudes, ao mesmo tempo em que pode fomentar noções de pertencimento e identidades, como raça e gênero.
Nesse sentido é que se faz necessária uma metodologia que consiga aliar essas duas lacunas ainda persistentes no espaço escolar, o que se apresenta como um desafio, não só pelo combate ao tradicionalismo que esvazia, utilitariza e pedagogiza a Literatura, como, sobretudo, pela reafirmação da qualidade literária de textos escritos por mulheres negras, retificando não só a falsa noção de que não somos produtoras de conteúdo, como também que essa não é uma literatura menor.
Na esteira da escrevivência de Conceição Evaristo, que reafirma a subjetividade de mulher negra em textos marcados em gênero e em raça, bem como do conceito de reexistência de Ana Lúcia Souza, ligado à presença de culturas e identidades diversas, habitualmente marginalizados, como a literatura negra, por exemplo, para dentro dos muros da escola, validando-se como agências de letramento, pretendemos construir um caminho (dentre outros possíveis) para que essa literatura possa chegar a classes de Ensino Fundamental, com toda a sua potência transformadora.
-
Mostrar Abstract
-
O letramento literário tem passado ao largo das práticas docentes da área de Língua Portuguesa: a preocupação com a dimensão estética do texto literário, bem como a formação de leitores de textos literários, explorando, também, a dimensão política desses textos não é uma preocupação do ensino básico. O utilitarismo e a pedagogização a que foram rebaixados os textos de literatura tem resultado em uma relação pouco estreita entre a/o estudante e os textos literários. Acrescente-se a isso uma insistência em uma exclusividade do trabalho com o cânone, que, nessa linha de escolarização da literatura, perde, também sua potência.
Partindo dessa exclusividade citada, percebemos a ausência de textos escritos por mulheres negras na sala de aula, seja nos livros didáticos, seja na oferta da/o professor/a regente. As demandas por uma real efetivação da Lei 10.639/03 existem, são inegáveis. A Literatura, como forma de expressão que reflete o mundo e ajuda a construir ou desconstruir paradigmas, visões e estereótipos se apresenta como um caminho para a construção de indivíduos que possam repensar e cambiar suas atitudes, ao mesmo tempo em que pode fomentar noções de pertencimento e identidades, como raça e gênero.
Nesse sentido é que se faz necessária uma metodologia que consiga aliar essas duas lacunas ainda persistentes no espaço escolar, o que se apresenta como um desafio, não só pelo combate ao tradicionalismo que esvazia, utilitariza e pedagogiza a Literatura, como, sobretudo, pela reafirmação da qualidade literária de textos escritos por mulheres negras, retificando não só a falsa noção de que não somos produtoras de conteúdo, como também que essa não é uma literatura menor.
Na esteira da escrevivência de Conceição Evaristo, que reafirma a subjetividade de mulher negra em textos marcados em gênero e em raça, bem como do conceito de reexistência de Ana Lúcia Souza, ligado à presença de culturas e identidades diversas, habitualmente marginalizados, como a literatura negra, por exemplo, para dentro dos muros da escola, validando-se como agências de letramento, pretendemos construir um caminho (dentre outros possíveis) para que essa literatura possa chegar a classes de Ensino Fundamental, com toda a sua potência transformadora.
|
|
5
|
-
EDMARIO SILVA LEAL
-
EU SOU FAVELA: LETRAMENTOS, CULTURAS E IDENTIDADES NA SALA DE AULA.
-
Orientador : ANA LUCIA SILVA SOUZA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA LUCIA SILVA SOUZA
-
DANIELE DE OLIVEIRA
-
ARIVALDO SACRAMENTO DE SOUZA
-
Data: 16/05/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – da Universidade Federal da Bahia – UFBAcomporta um projeto de intervençãoque ao buscar inovar as aulas para o ensino de Língua Portuguesa desenvolveu um projeto de letramento cuja centralidade esteve no consumo e circulação das músicas do Pagode Baiano. O projeto foi desenvolvido em uma turma do Ciclo IV (9º Ano) do Ensino Fundamental numa escola situada em Camaçari-BA. O foco da intervenção indagou sobre a construçãodos sentidos atribuídos às letras do pagode bem como a importância da musicalidade na vida dos jovens estudantese os efeitos em sua constituição identitária. O projeto de letramento movimentou discussões em torno de questões de raça e gênero e representações do espaço social da periferia em estruturas de oficinas temáticas. No processo a interação entre os co-participantes motivou buscar compreender o que estava por trás da afirmação de alguns estudantes quando se autodenominam “Eu sou favela” e foi em torno dela que uma série de outros verbetes foram registrados o que acabou por gerar a elaboração de um “dicionário da periferia” , com o intuito de trazer os sentidos dados dos termos selecionados pelos estudantes quando aproximados de suas vidas cotidianas e muitas vezes confrontados com sentidos que geralmente circulam em sociedade.
A base conceitual está ancorada nos aportes teóricos de Letramentos em Kleiman (2005), Souza (2011), Rojo (2012), Letramentos de Reexistência Souza (2011), Multiletramentos Rojo (2012) bem como nos estudos sobre cultura e identidade Hall (2006), Lopes (2011), gênero e relações raciaisem Pinho (2004), Sodré (1998), Hooks (2013), pagode baiano Lima (2016), Nascimento (2012), Mattos (2013), periferia Carril (2006), Franco (2014), educação como prática de liberdade Freire (1989), Hooks (2013), egênero discursivoMarcuschi (2008). A pesquisa está ancorada nos pressupostos da metodologia qualitativa em Lüdke e André (1986) e também está sustentada em elementos de cunho etnográfico André (2005). Os resultados apresentados vão além de ressignificar o pagode baiano como uma possibilidade de ler o mundo a partir da produção artística das periferias, pois a sequência temática das oficinas privilegiaram os multiletramentos e a expressividade das palavras que também estão em circulação na escola, em que os próprios alunos trazem no seu próprio corpo identidades de suashistórias de vida.
-
Mostrar Abstract
-
The master 's research developed in conjunction with the Professional Master' s Degree in Literature - PROFLETRAS - Federal University of Bahia - UFBA involves an intervention project that sought to innovate the classes for the teaching of Portuguese Language developed a literacy project whose centrality started from black musicality, in particular, the Bahia pagode, to understand it as a teaching strategy the languages of the peripheries. The project was developed in a class of Cycle IV (9th Year) of Elementary School in a school located in Camaçari-BA. The focus of the intervention inquired about the construction of the meanings attributed to the linguistic expressions of the students that can dialogue with the letters of the pagode as well as the importance and the effects in the life of the young students for the identity constitution. The literacy project moved discussions around issues of race, gender and representations of the peripheral social space in thematic workshop structures. In the process the interaction between the co-participants motivated to seek to understand what was behind the affirmation of some students when they call themselves "I am favela" and it was around it that a series of other entries were recorded which ended up generating the elaboration of a "dictionary of the periphery", in order to bring the given senses of terms selected by the students when approximated to their daily lives and often confronted with senses that usually circulate in society. The conceptual basis is anchored in the theoretical contributions in the studies on Literatures in Kleiman (2005), Souza (2011), Rojo (2012), Reexistence letter Souza (2011), Multiletramentos Rojo (2012), Identity and culture Hall (2004) and (2013), gender and race relations in Lopes (2011), Pinho (2004), Sodré (1998), Hooks (2013), pagode baiano Lima (2016), Nascimento (2012), Mattos ), Franco (2014), education as freedom practice Freire (1989), Hooks (2013), and discursive genre Marcuschi (2008). The research is anchored in the assumptions of the qualitative methodology in Lüdke and André (1986) and is also supported by ethnographic elements André (2005). The results presented go beyond reaignifying the pagode baiano as a possibility to read the world from the artistic production of the peripheries, since the thematic sequence of the workshops privileged the multiletramentos and expressivity of the words that are also in circulation in the school, where the students themselves bring in their own bodies identities of their life histories.
|
|
6
|
-
Antonio Lourival da Silva Filho
-
LEITURA CRÍTICA: A RESSIGNIFICAÇÃO DO DISCURSO HEGEMÔNICO CONTRA O NEGRO NA EDUCAÇÂO BÁSICA
-
Orientador : DANIELE DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA LUCIA SILVA SOUZA
-
DANIELE DE OLIVEIRA
-
LAVINIA NEVES DOS SANTOS MATTOS
-
Data: 17/05/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Este Memorial de Formação, apresentado ao Mestrado Profissional – PROFLETRAS/UFBA, comportou um projeto de letramento crítico desenvolvido com os alunos do TAP V – C (8º e 9º anos) da Escola Municipal Cidade de Jequié. Nele, discorro sobre algumas reflexões iniciais que buscaram promover a formação dos estudantes como leitores críticos, proativos, conscientes de seus direitos e aptos a reagir contra os diversos discursos preconceituosos que lhes são permanentemente direcionados. Para tanto, acionando os conceitos de ideologia e de abuso de poder (van DIJK, 2012), oriundos da Análise Crítica do Discurso, desenvolvi práticas de letramento crítico (SILVA, 2009) que foram significativas à constituição de uma identidade racial voltada à luta contra os discursos hegemônicos, às nefastas questões de gênero social e de racismo, aos discursos hegemônicos da mídia, às distorções das identidades, a fim de que fossem quebradas tais convenções e práticas discursivas estáveis e, consequentemente, de controle social. A pesquisa apoiou-se nas orientações da metodologia qualitativa, de cunho etnográfico (THIOLLENT, 2011), e tomou como base o conceito de letramentos de reexistência (SILVA, 2009), de importância significativa, por capturarem a complexidade social e histórica que envolve as práticas cotidianas de uso da linguagem e, por isso mesmo, implicarem a assunção e a sustentação pelos jovens de novos papéis e funções sociais, seja nas comunidades de pertença, seja naquelas com que fazem contato (SOUZA, 2011). Em conjunto com os alunos, dentro e fora da sala de aula, vislumbrei novos olhares e atitudes sobre a literaturas afro-brasileira e negra. Portanto, com este trabalho, buscou-se como resultado o desenvolvimento pelos estudantes de capacidades e posturas questionadoras voltadas ao enfrentamento e à neutralização dos discursos hegemônicos e preconceituosos que recaem sobre a comunidade negra.
-
Mostrar Abstract
-
This Formation Memorial, presented to the Professional Master - PROFLETRAS / UFBA, included a critical literacy project developed with the TAP V - C students (8th and 9th grade) of the Cidade Municipal de Jequié School. In it, I talk about some initial reflections that sought to promote the formation of students as critical readers, proactive, aware of their rights and able to react against the various prejudiced discourses that are permanently directed to them. In order to do so, using the concepts of ideology and abuse of power (van DIJK, 2012), from Critical Discourse Analysis, I developed critical literacy practices (SILVA, 2009) that were significant for the constitution of a racial identity aimed at the fight against the hegemonic discourses, the nefarious issues of social gender and racism, the hegemonic discourses of the media, the distortions of identities, in order to break such stable discursive conventions and practices and, consequently, social control. The research was based on the guidelines of the qualitative, ethnographic methodology (THIOLLENT, 2011), and based on the concept of literacies of reexistence (SILVA, 2009), of significant importance, by capturing the social and historical complexity that surrounds the daily practices of language use and, therefore, imply the assumption and support by young people of new social roles and functions, either in the communities of belonging or in those with which they make contact (SOUZA, 2011). Together with the students, inside and outside the classroom, I glimpsed new looks and attitudes about Afro-Brazilian and black literatures. Therefore, with this work, we sought as a result the development by the students of capacities and questioning positions aimed at confronting and neutralizing the hegemonic and prejudiced discourses that fall on the black community.
|
|
7
|
-
MÉRCIA MAUADIE MARIOTTI REQUIÃO
-
ESTUDO DO REQUERIMENTO EM SALA DE AULA: UM GÊNERO A SER EXPLORADO
-
Orientador : JULIANA ESCALIER LUDWIG GAYER
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANIELE DE OLIVEIRA
-
FERNANDA ALMEIDA VITA
-
JULIANA ESCALIER LUDWIG GAYER
-
Data: 20/05/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho foi realizado com o nono ano do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Maria Romana Calmon e teve o objetivo da trabalhar com produção textual através dos gêneros, particularmente o gênero requerimento, com toda a sua especificidade de ser técnico, sua objetividade e seu uso social e prático. A pesquisa foi aplicada no III trimestre do ano de 2018, a partir do mês de Outubro, seguindo o calendário de aprovação da pesquisa pelo CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) da UFBA. A pesquisa teve o cunho etnográfico e foi observado, através da aplicação de uma sequência didática, seguindo os princípios defendidos por Dolz e Schneuwly (2011), como os alunos utilizavam a linguagem para melhor argumentar. Observaram-se os usos dos operadores argumentativos, bem como sinais de pontuação e estruturas que constituem a escrita na norma culta da língua portuguesa, a fim de atingir o objetivo de convencer através da linguagem. Após a aplicação de uma atividade inicial, foram criados módulos com o objetivo de trabalhar operadores argumentativos e formas de se utilizar a argumentação em um texto mais coerente e coeso. O resultado desse trabalho foi analisado através de uma produção escrita final, com o intuito de observar o resultado das atividades desenvolvidas através dos módulos. O objetivo maior desta pesquisa é o trabalho com a língua escrita, a fim de se utilizar cada vez mais essa forma para pedir, solicitar, requerer, já que o aluno geralmente utiliza para tanto a língua em sua modalidade oral.
-
Mostrar Abstract
-
This work was carried out with the ninth year of Elementary School II, of the Maria Romana Calmon State School and had the objective of working with textual production through the genres, particularly the genre requirement, with all its technical specificity, its objectivity and its social and practical use. The research was applied in the third quarter of 2018, starting in October, following the calendar of approval of the research by the CEP (Research Ethics Committee) of UFBA. The research had the ethnographic character and was observed, through the application of a didactic sequence, following the principles defended by Dolz and Schneuwly (2011), as the students used the language to better argue. The uses of argumentative operators, as well as punctuation marks and structures that constitute writing in the cultured norm of the Portuguese language, were observed in order to reach the goal of convincing through language. After the application of an initial activity, modules were created with the purpose of working on argumentative operators and ways of using the argumentation in a more coherent and cohesive text. The result of this work was analyzed through a final written production, in order to observe the results of the activities developed through the modules. The main objective of this research is to work with written language, in order to use this form more and more to ask, request, request, since the student usually uses the language in his or her oral mode.
|
|
8
|
-
AMANDA DE OLIVEIRA NEVES SANTOS
-
PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA DE CAMPANHAS COMUNITÁRIAS: UM MEIO DE ATUAÇÃO SOCIAL EM RESPEITO AO PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA CIDADANIA
-
Orientador : RAQUEL NERY GOMES LIMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JULIANA ESCALIER LUDWIG GAYER
-
RAQUEL NERY GOMES LIMA
-
ROSANA MARA CHAVES RODRIGUES
-
Data: 22/05/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
A educação libertadora é, como já asseverava Paulo Freire, uma construção coletiva e promove, sobretudo, cidadania. O presente trabalho apresenta uma proposta de intervenção linguístico-discursiva que tem como objetivos ler, analisar, produzir campanhas comunitárias e, simultaneamente, incentivar estudantes jovens e adultos a compreender a íntima relação entre direitos sociais, políticas públicas e participação popular na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse sentido, a intervenção nasce justamente de uma realidade nefasta, presente bem na frente da escola, que é um terreno baldio repleto de lixo. Lixo esse que promove preconceito ambiental entre os moradores da comunidade e também para quem visita o local, mas que, principalmente, gera problemas sérios de saúde. Assim, para realizar o trabalho, a metodologia inicial foi realizar uma observação local, uma pesquisa exploratória que evolui para uma pesquisa etnográfica, delineando-se em uma pesquisa-atuação-transformação. A fim de alcançar tal intento, o embasamento teórico é marcado pelos estudos de Bakhtin (2011), Vygotsky ((2008), Kleiman (2016), Street (2014), Rojo (2015), Marcuschi (2008), Zilberman (1993), Dolz; Schneuwly (2004), Freire (2011), dentre outros.
-
Mostrar Abstract
-
Liberating education is, as Paulo Freire asserted, a collective work and promotes, above all, citizenship. This paper presents a proposal for a linguistic-discursive intervention that aims to read, analyze, produce community campaigns and, at the same time, encourage young students and adults to understand the intimate relationship between social rights, public policies and popular participation in the construction of a society more equitable and equitable. In this sense, intervention arises precisely from a nefarious reality present right in front of the school, which is a wasteland full of garbage. Garbage that promotes environmental prejudice among residents of the community and also to those who visit the place, but that, mainly, generates serious health problems. Thus, to carry out the work, the initial methodology was to perform a local observation, an exploratory research that evolves into an ethnographic research, delineating itself in a research-actuation-transformation. In order to achieve such an attempt, the theoretical basis is marked by the studies of Bakhtin (2011), Vygotsky ((2008), Kleiman (2016), Street (2014), Rojo (2015), Marcuschi (2008), Zilberman (1993), Dolz; Schneuwly (2004), Freire (2011), among others.
|
|
9
|
-
MILENA RAMOS AIRES CARVALHO
-
É para fazer o quê? Uma experiência de autonomia através do letramento e ludicidade
-
Orientador : JULIANA ESCALIER LUDWIG GAYER
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JULIANA ESCALIER LUDWIG GAYER
-
FERNANDA ALMEIDA VITA
-
LAVINIA NEVES DOS SANTOS MATTOS
-
Data: 27/05/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Durante as rotinas diárias nas aulas de aula de Língua Portuguesa, diversas vezes foi observado um questionamento comum feito pelos estudantes sobre as questões presentes nas atividades que deveriam realizar: é para fazer o quê? Esse questionamento revela que a maioria dos estudantes não possui o discernimento que é necessário para a execução dos exercícios. Isso acaba afetando negativamente os resultados dos índices de aprendizagem e reforçando a ideia de fracasso escolar. Entretanto, tornou-se perceptível que o que gera esse comportamento não é a falta de conhecimento sobre o conteúdo estudado, mas sim, uma insegurança de executar a atividade sozinhos e o medo de errar. Observando essa dinâmica, este trabalho apresenta os aspectos referentes ao texto injuntivo - tipologia presente nos enunciados das atividades escolares. Esses aspectos serão pensados sob a perspectiva do letramento, já que considero que o uso da injunção deve ser feito através de uma prática educativa que possibilite a participação efetiva dos estudantes no processo de aprendizado, a interação com seus pares e a colaboração, para isso, utilizarei os jogos. O objetivo, ao optar por trabalhar com jogos nesta proposta pedagógica, é resgatar uma abordagem mais lúdica, proporcionando então uma abordagem mais prazerosa de um conteúdo curricular, resgatando a autoestima, a autonomia e a segurança dos estudantes a partir de experimentações de sucesso.
-
Mostrar Abstract
-
During the dialy routine in the Portuguese language classes, many time it was observed a commom questioning made by the students about the questions of the activities they should made: what am I supposed to do? This questioning revels that most students lacks discernment which is needed to execute exercises. It ends up affecting negatively the rates of learning results and reinforcing the idea of scholar failure. However it became noticeable that what generates this behaviour is not the lack of knowledge about the content studied, but the insecurity to execute the task by themselves and the fear of making a mistake. Observing this dynamics, this work presents the aspects related to the injuctive text – tipology presents in the statements of school activities. This aspects are going to be thought under the perspective of literacy, as I consider that the use of injuctions must be made through a educational practice which makes possible the effective participation of students in the learning process, the interaction with peers and the collaboration, and for that, I´ll be using games. The main goal, when choosing to work with games in this pedagogical proposition, is to rescue a playfull approach, making possible to have a more pleasant approach of a curricular content, rescuing the self-steem and granting autonomy to students through successful trials.
|
|
10
|
-
ALESSANDRA DOS SANTOS SILVA
-
MULTILETRAMENTOS DIGITAIS PARA A FORMAÇÃO LEITORA
-
Orientador : JULIO NEVES PEREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANIELE DE OLIVEIRA
-
HAENZ GUTIERREZ QUINTANA
-
JULIO NEVES PEREIRA
-
Data: 28/05/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Memorial Dissertativo apresentado ao Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS/UFBA. A pesquisa intitulada Multiletramentos digitais para a formação leitora foi desenvolvido com aluno do 9º ano da Escola Municipal Almirante Ernesto de Mourão Sá no bairro de Pairpe, subúrbio ferroviário da cidade de Salvador, Ba. Neste memorial, apresento uma descrição da turma de alunos colaboradores com a pesquisa, bem como da comunidade na qual estão inseridos e da instituição na qual a proposta pedagógica aconteceu. Discorro a respeito das motivações pessoais, das necessidades do grupo e dos desafios que esta investigação proporcionou para mim e para os meus alunos. Como professora de ensino básico, percebo a uma necessidade de que os alunos se apropriem das diversas práticas de leitura de forma consciente, de acordo com a multiplicidade cultural e social na vida cotidiana, e não apenas reproduza os gêneros textuais consagrados pela escola. Desta forma, os textos que circulam em ambientes digitais alcançam ampla aceitabilidade entre os jovens, uma vez que utilizam recursos multimodais (imagens, sons, sinais, palavras, etc), numa perspectiva híbrida, que atende às especificidades e interesses da pósmodernidade. Para esta pesquisa, consideramos a concepção de língua como atividade sociohistórica (Marcushchi, 2008; Kock, 2015), que tanto contempla os seus aspectos sistemáticos como a observa em seu uso cotidiano, e de texto como evento interativo. Adotamos as concepções de Multiletramento (Rojo, 2012) e letramento digital (Lemke, 2010), que serviram de base para a pesquisa, e nas reflexões de Freire 1996. O desenvolvimento metodológico se deu a partir da proposta de sequências didáticas (Shneuwly e Dolz, 2004). Seguimos o viés da pesquisa-ação (Thiollent, 1996; Tripp, 2005), uma vez que o pesquisador está inserido no ambiente de observação, refletindo e reformulando a sua prática docente. A pesquisa teve como objetivo geral a ampliação do repertório de leitura de textos literários dos alunos e a produção de vídeo-resenhas, e específicos: estimular o uso da sala de leitura da escola, produzir a sequência didática de vídeo-resenhas de textos literários e criar meio digital de divulgação das resenhas produzidas. Para tal, utilizamos os instrumentos de rodas de conversa (Moura, 2004) e questionários (Pronadov & Freitas, 2013) e coletamos os dados que serviram de base para a construção da sequência didática para a produção de vídeo-resenhas de livros e filmes infantojuvenis.
-
Mostrar Abstract
-
Dissertation Memorial presented to the Professional Master's Degree in Literature - PROFLETRAS / UFBA. The research titled Multiletramentos digital for the reader training was developed with a student of the 9th grade of the Almirante Ernesto de Mourão Sá Municipal School in the neighborhood of Pairpe, a rail suburb of the city of Salvador, Ba. In this memorial, I present a description of the class of collaborating students with the research, as well as of the community in which they are inserted and of the institution in which the pedagogical proposal happened. I discuss personal motivations, the needs of the group, and the challenges this research has provided for me and my students. As a primary school teacher, I see a need for students to appropriate the various reading practices consciously, according to the cultural and social multiplicity in everyday life, and not only reproduce the textual genres consecrated by the school. In this way, the texts that circulate in digital environments reach a wide acceptability among the young, since they use multimodal resources (images, sounds, signs, words, etc), in a hybrid perspective, that attends to the specificities and interests of postmodernity. For this research, we consider the concept of language as a sociohistorical activity (Marcushchi, 2008; Kock, 2015), which contemplates both its systematic aspects as observed in its everyday use, and text as an interactive event. We adopted the concepts of Multiletramento (Rojo, 2012) and digital literacy (Lemke, 2010), which served as the basis for the research, and in the reflections of Freire 1996. The methodological development was based on the proposal of didactic sequences (Shneuwly and Dolz , 2004). We follow the bias of action research (Thiollent, 1996; Tripp, 2005), since the researcher is inserted in the observation environment, reflecting and reformulating his teaching practice. The general objective of the research was to expand the reading repertoire of literary texts of the students and to produce video-reviews, and specific: to stimulate the use of the reading room of the school, to produce the didactic sequence of video-reviews of literary texts and create digital means of disseminating the reviews produced. To do this, we used the talk wheel instruments (Moura, 2004) and questionnaires (Pronadov & Freitas, 2013) and collected the data that served as the basis for the construction of the didactic sequence for the production of video-book reviews of children's books and films -juvenis.
|
|
11
|
-
RITA DE CÁSSIA ROCHA BASTOS GOMES
-
ORALIDADE E ESCRITURA NO CENTRO DA RODA ENTRE NARRATIVAS ORAIS DO RIO SÃO FRANCISCO E A TESSITURA ESCRITA DE NARRATIVAS AFROBRASILEIRAS: LEITURAS POSSÍVEIS
-
Orientador : MONICA DE MENEZES SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MONICA DE MENEZES SANTOS
-
NANCY RITA FERREIRA VIEIRA
-
SUZANE LIMA COSTA
-
Data: 28/05/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
A escritura tecida neste Memorial Acadêmico, apresenta reflexões sobre o projeto de intervenção intitulado Oralidade e escritura no Centro da Roda, entre Gêneros Orais do Rio São Francisco e a Tessitura Escrita de Narrativas Afrobrasileiras: Leituras Possíveis, bem como sobre o meu processo de formação auto-reflexiva. O projeto é fruto das inquietações nascidas nas discussões engendradas no Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS/UFBA e da minha experiência como professora de Língua Portuguesa, na escola municipal Polivalente de Xique-XiqueBa, ao perceber que meus alunos, muitos deles afrodescendentes, filhos e netos de pescadores, não haviam ainda construído um sentimento de pertença a suas origens étnicas e muito menos consideravam as manifestações orais presentes em seus círculos familiares e sociais como símbolos importantes da cultura da sua região. Pensando então em possibilitar-lhes uma experiência importante para sua formação como pessoa humana e como leitor de literatura, é que foram trabalhadas neste projeto de leitura, aqui apresentado, as narrativas ribeirinhas e a leitura de uma literatura afrobrasileira de escritura feminina, numa tentativa em tornar audíveis vozes que nunca puderam se fazer ouvir na escola. Buscou-se também proporcionar um ambiente leitor que culminasse em reflexões importantes para a construção e o fortalecimento de suas identidades afirmativas e em sua constituição como sujeito leitor, através da leitura e audição de narrativas, tanto orais quanto escritas, que os representassem enquanto ribeirinhos e afrodescendentes. Como resultado do projeto pode-se reconhecer a necessidade em continuar trazendo para o ambiente das aulas de língua portuguesa a cultura popular oral que é vivenciada pelos alunos no seu meio social e familiar, bem como uma literatura juvenil na qual ele se reconheça positivamente como afrodescendente, conferindo a este sujeito condições de se construir, como leitor, mas principalmente como pessoa humana. Os subsídios teóricos que orientaram a presente pesquisa filiam-se aos estudos de Adichie (2017), Aguiar (2013), Alves (2010), André (2012), Bagno (2004), Cavalleiro ( 2018), Coll e Edwards (1998), Cosson (2018), Dalcastagnè (2008), Dalvi (2013), Rezende (2013), Debus (2017), Figueiredo (2009), Franchi (2002), Freire (1979,1987,1998), Gomes (1995), Jover-Faleiros (2013) ,Jung (1993), Kleiman ( 2001, 2005, 2016), Matos ( 2014), Matos e Sorsy ( 2009), Munanga e Gomes ( 2006), Ong ( 1998), Petit (2009, 2010), Ribeiro (2017), Rouxel (2013), Soares (2004, 2011), Solé (1998), Souza e Lima (2006), Souza (2011), Momberger(2011), Pineau (2011), Monteagudo (2011), Traça (1992). Esta pesquisa norteia-se também pela Lei 9394/1996, alterada pelas leis 10.639/03 e 11.645/08, respectivamente.
-
Mostrar Abstract
-
The scripture woven in this Academic Memorial, presents reflections on the intervention project entitled Orality and writing in the Center of the Wheel, between Oral Genres of the São Francisco River and the Writing Scale of Afro-Brazilian Narratives: Possible Readings, as well as on my auto formation process -reflexive. The project is the result of the uneasiness born in the discussions engendered in the Professional Master's Degree in Literature - PROFLETRAS / UFBA and my experience as a Portuguese Language teacher in the municipal school of Xique-Xique-Ba Polyvalent, realizing that my students, many of them Afro- children and grandchildren of fishermen, had not yet built a sense of belonging to their ethnic origins, much less considered the oral manifestations present in their family and social circles as important symbols of the culture of their region. Thinking then of enabling them an important experience for their formation as a human person and as a reader of literature, is the work of this reading project, presented here, the riverside narratives and the reading of an Afro-Brazilian literature of feminine writing, in an attempt in to make audible voices that could never be heard in school. It was also sought to provide a reader environment that culminated in important reflections for the construction and strengthening of their affirmative identities and in their constitution as a reader subject, through the reading and hearing of narratives, both oral and written, that represented them as riverside and Afro-descendants. As a result of the project, it is possible to recognize the need to continue bringing the oral language culture that is experienced by the students in their social and family environment to the environment of the Portuguese language classes, as well as a juvenile literature in which it recognizes positively as Afrodescendant , giving this subject conditions to build, as a reader, but mainly as a human person. The theoretical subsidies that guided the present research are related to the studies of Adichie (2017), Aguiar (2013), Alves (2010), André (2012), Bagno (2004), Cavalleiro (2018), Coll and Edwards , Cosson (2018), Dalcastagnè (2008), Dalvi (2013), Rezende (2013), Debus (2017), Figueiredo (2009), Franchi (2002), Freire (1979,1987,1998), Gomes Jover-Faleiros (2013), Jung (1993), Kleiman (2001, 2005, 2016), Matos (2014), Matos and Sorsy (2009), Munanga and Gomes Petit (2009, 2010), Ribeiro (2017), Rouxel (2013), Soares (2004, 2011), Solé (1998), Souza and Lima , Monteagudo (2011), Traça (1992). This research is also guided by Law 9394/1996, amended by laws 10.639 / 03 and 11.645 / 08, respectively.
|
|
12
|
-
ALINE CRISTINA MATOS RANGEL
-
LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA
-
Orientador : MARCIO RICARDO COELHO MUNIZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCIO RICARDO COELHO MUNIZ
-
MONICA DE MENEZES SANTOS
-
ROSINES DE JESUS DUARTE
-
Data: 29/05/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho é um memorial de formação em que apresento a problemática existente, no meu local de atuação laborial, Colégio Estadual do Stiep Carlos Marighella, quanto a pouca prática da leitura do texto literário nas séries do Fundamental II. Trata-se de uma análise crítica e autorreflexiva sobre minha atuação profissional e formação acadêmica bem como uma tentativa de intervir numa lacuna que hoje persiste no ensino de literatura do Ensino Fundamental II do Colégio Estadual do Stiep Carlos Marighella. Busco retomar a defesa daprática da leitura literária em sala, numa proposta de leitura coletiva, participativa, reflexiva e crítica, feita através de oficinas semanais ao longo de um bimestre. O objetivo principal do projeto é trabalhar a literatura em sala de aula, a partir de uma proposta pensada e planejada para a efetiva leitura do texto literário. As oficinas são apresentadas e sua aplicação é analisada, levando-me a tecer algumas considerações finais sobre o trabalho de leitura literária em sala. Anexo ao trabalho, segue todo o material das oficinas.
-
Mostrar Abstract
-
This paper is a record of professional development in which I present an existing problem in my place of work, Colégio Estadual do Stiep Carlos Marighella, in relation to the lack of reading practice of literary texts in Middle School years. It’s a critic and self-reflecting analysis of my professional performance and my academic background, as well as an attempt to intervene in a gap currently existing when teaching literature to the middle school students of Colégio Estadual do Stiep Carlos Marighella. I try to resume the defense of literary reading practices in the classroom, suggesting a collective, engaging, reflective and critic reading, made possible through weekly workshops in a period of two months. The project’s main is a work with literature in the class room, from a proposition thought and planned to achieve the effective reading of a literary text. The workshops are submitted here and their application is analyzed, which leads me to write some final thoughts about working with literary reading in the classroom. All the workshop material is attached to this paper.
|
|
13
|
-
FERNANDA EVELYNE SILVA CARDOSO DE OLIVEIRA
-
É nossa vez: releitura dos contos de fadas a partir do estudo de diferentes perspectivas identitárias
-
Orientador : MONICA DE MENEZES SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MONICA DE MENEZES SANTOS
-
JULIO NEVES PEREIRA
-
TATIANA SENA DOS SANTOS
-
Data: 30/05/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Este Memorial Acadêmico apresenta reflexões sobre a pesquisa de caráter etnográfico intitulada “É nossa vez: releitura dos contos de fadas a partir do estudo de diferentes perspectivas identitárias”, efetuada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS. Com o intuito de realizar uma intervenção pedagógica, o trabalho partiu da análise da realidade apresentada pela turma 8ºA (2018), do Colégio Municipal Professora Suzana Imbassahy (Salvador, Bahia), na qual detectou-se atitudes e discursos preconceituosos que se remetiam ao padrão heterossexual, masculino, branco, magro, europeu. Diante dessa realidade, foi proposta a releitura dos contos de fadas como possibilidade de os estudantes discutirem e repensarem tais referências, adaptando os contos de magia à suas realidades, ressignificando essas histórias tradicionais na medida em que também afirmavam suas identidades. Defendendo que esse caminho de conscientização passa também pela urgente necessidade de trabalhar produção textual, o projeto apresenta a refacção dos textos e a interlocução durante todo o processo como via efetiva para que os estudantes se apropriem da escrita de forma crítica e criativa. Para subsidiar essa pesquisa foram utilizadas as reflexões de Marcuschi (2008), Dolz, Gangnon, Decêndio (2010), Antunes (2003, 2017), Camps (2006), Garcez (1998), Bagno (2015), Neves (2002), Kleiman (2000, 2006, 2010), Dalvi (2013), Hall (2003, 2006), Munanga (2005, 2014), Pereira (2001, 2007, 2015), Adichie (2017, 2018), Batista (2011), Jovino (2006), Debus (2017), Freire (1979, 1987), Mendes (2000), Tatar (2013), Zipes (1991), Cândido (2012), Ziberman (2009) e Abreu (2006). Essa pesquisa baseia-se também nos aparatos legais: a lei 11.645/08, o Parecer nº CNE/CP 003/ 2004 do Ministério da Educação e os PCNs (1998).
-
Mostrar Abstract
-
This Academic Memorial presents reflections on the research of ethnographic character titled "It's our turn: retelling fairy tales from the study of different identity perspectives", developed from the Professional Master's Degree in Literature - PROFLETRAS. With the objective of carrying out a pedagogical intervention, the work started from the analysis of the reality presented by the group 8ºA (2018), from the Professora Suzana Imbassahy City School (Salvador, Bahia), in which biased attitudes and discourses were detected that referred to the standard heterosexual, masculine, white, skinny, European. Facing this reality, it was proposed to re-read fairy tales as a possibility for students to discuss and rethink such references, adapting magic tales to their realities, recreating these traditional stories, affirming their identities. I argue that this path of awareness also involves the urgent need to work on textual production, presenting the refactoring of texts and the interlocution throughout the process as an effective ways for students to appropriate writing in a critical and creative way. In order to support this research, the reflections of Marcuschi (2008), Dolz, Gangnon, Decendio (2010), Antunes (2003, 2017), Camps (2006), Garcez (1998), Bagno (2015), Neves (2002), Kleiman (2000, 2006, 2010), Dalvi (2013), Hall (2003, 2006), Munanga (2005, 2014), Pereira (2001, 2007, 2015), Adichie (2017, 2018), Batista (2011), Jovino (2006), Debus (2017), Freire (1979, 1987), Mendes (2000), Tatar (2013), Zipes (1991), Cândido (2012), Ziberman (2009) and Abreu (2006). This research is also based on legal devices: Law 11.645 / 08, Legal Opinion No. CNE / CP 003/2004 of the Ministry of Education and PCNs (1998).
|
|
14
|
-
MARÍLIA FREITAS ARAUJO
-
Literatura Popular: o cordel na sala de aula.
-
Orientador : ALVANITA ALMEIDA SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALVANITA ALMEIDA SANTOS
-
ISABELA SANTOS DE ALMEIDA
-
SIMONE SOUZA DE ASSUMPCAO
-
Data: 31/05/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Este memorial, intitulado Literatura popular: o cordel na sala de aula, apresenta os resultados obtidos através do projeto de intervenção realizado no Centro Educacional Maria Quitéria, localizado no município de Camaçari, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Letras, sob a orientação da Professora Doutora Alvanita Almeida. Os dados desta pesquisa qualitativa de cunho etnográfico foram apresentados a partir da realização das aulas de língua portuguesa. O presente trabalho consigna as minhas memórias, conforme análise crítica e reflexiva de tudo que contribuiu para a minha formação profissional e intelectual. Nele encontra-se também registrada a pesquisa-ação- formação-experiencial, ocorrida em sala de aula com alunos do 9o ano, consistindo na leitura de folhetos de cordéis, sob a perspectiva do letramento. Foi possível também, conhecer sobre a vida dos alunos, suas experiências, seus temores, seus conhecimentos, suas projeções e contribuir para a (re) construção identitária, estudantil e pessoal. Além de me possibilitar, como professora, uma melhor compreensão em relação a minha prática e as realizações de leitura que ocorrem no ambiente escolar.
-
Mostrar Abstract
-
This memorial, titled Popular Literature: The String in the Classroom, presents the results obtained through the intervention project carried out at the Maria Quitéria Educational Center, located in the municipality of Camaçari, developed under the Master's Degree in Literature, under the guidance of the Professor Dr. Alvanita Almeida. The data of this qualitative research of ethnographic character were presented after the accomplishment of the classes of Portuguese language. The present work records my memories, as a critical and reflective analysis of everything that contributed to my professional and intellectual training. It is also registered the research-action-training-experiential, which took place in the classroom with students of the 9th grade, consisting of the reading of booklets of cords, from the perspective of literacy. It was also possible to know about the students' lives, their experiences, their fears, their knowledge, their projections and contribute to the (re) construction of identity, student and personal. In addition to enabling me, as a teacher, a better understanding of my practice and the reading achievements that occur in the school environment.
|
|
15
|
-
FERNANDA VIEIRA VENTAPANE
-
TRAVESSIAS DIALÓGICAS DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDO
FOMENTANDO OS MULTILETRAMENTOS ATRAVÉS DOS MEMES
-
Orientador : JULIO NEVES PEREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JULIO NEVES PEREIRA
-
JOSE HENRIQUE DE FREITAS SANTOS
-
HAENZ GUTIERREZ QUINTANA
-
Data: 11/06/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa “Travessias dialógicas de construção de sentido”, identificou se os estudantes do nono ano A, do Ginásio Municipal Estelita Eusébia Santiago dos Santos, estariam aptos a produzir, ler e compreender de forma mais crítica textos multimodais, após serem subsidiados por teorias e atividades práticas interventivas permeadas pelo dialogismo. Neste sentido, propus desenvolver um Projeto de Intervenção, através de Sequência Didática, composto por atividades de leitura construídas à luz da multimodalidade e das relações lógico-semânticas estabelecidas nos memes. Esta investigação teve por objetivo explorar os referenciais teórico-metodológicos inerentes ao processo de leitura crítica do gênero meme; refletir sobre as práticas de leitura em sala de aula; planejar, aplicar e avaliar um Projeto de Intervenção para desenvolver e aprimorar as habilidades de leitura crítica dos estudantes; apresentar os resultados alcançados no decorrer da investigação das práticas de leitura dos estudantes, analisando os elementos que demonstram a compreensão de textos multimodais, especificamente os memes, de forma crítica a perceber os discursos racistas e de violência simbólica contra a mulher nos textos. Assim, na perspectiva da pesquisa-ação, de cunho etnográfico, com destaque ao aspecto qualitativo. Os dados foram coletados através da observação dos sujeitos participantes, da aplicação de questionário, de rodas de conversas, da produção inicial, das atividades da sequência didática e da produção final. O aporte teórico que referenda esta pesquisa veio de autores, tais como Dawkins (2007) acerca da origem dos memes, o dialogismo de Bakhtin (2011), os gêneros textuais por Marcushi (2008), os multiletramentos por Rojo (2012, 2015), teoria da multimodalidade por Kess e Van Leeuwen (2006) e Ribeiro (2016), Dudeney (2016), Silva (2015), as categorias lógico-semânticas por Pereira (2018), dentre outros autores. Constatou-se ao final da intervenção que práticas pedagógicas direcionadas com o suporte de textos multimodais, especificamente os memes, colaboram significativamente para a formação de leitores críticos, mais habilitados a exercer o papel de cidadão de forma mais plena e integral ao fomentar discussões de relevância.
-
Mostrar Abstract
-
The research "Dialogical crossings of meaning construction", identified if the students of the ninth year A, Estelita Municipal Gymnasium Eusébia Santiago dos Santos, would be able to produce, read and understand in a more critical way multimodal texts, after being subsidized by theories and interventionist activities permeated by dialogism. In this sense, I proposed to develop a Project of Intervention, through Didactic Sequence, composed of reading activities built in the light of multimodality and logical-semantic relationships established in memes. This research had the purpose of exploring the theoretical-methodological references inherent in the process of critical reading of the genre meme; reflect on reading practices in the classroom; plan, apply, and evaluate an Intervention Project to develop and enhance students' critical reading skills; to present the results achieved during the investigation of students' reading practices, analyzing the elements that demonstrate the understanding of multimodal texts, specifically memes, in a critical way to perceive racist discourses and symbolic violence against women in texts. Thus, from the perspective of action research, ethnographic, with emphasis on the qualitative aspect. The data were collected through the observation of the participants, questionnaire application, conversation wheels, initial production, didactic sequence activities and final production. The theoretical contribution that refers to this research came from authors such as Dawkins (2007) about the origins of memes, Bakhtin's dialogism (2011), the textual genres by Marcushi (2008), the multiletramentos by Rojo (2012, 2015), the theory of multimodality by Kess and Van Leeuwen (2006) and Ribeiro (2016), Dudeney (2016), Silva (2015), the logico-semantic categories by Pereira (2018), among other authors. It was found at the end of the intervention that pedagogical practices directed with the support of multimodal texts, specifically the memes, collaborate significantly towards the formation of critical readers, more qualified to exercise the role of citizen in a more complete and integral way by fomenting discussions of relevance .
|
|
16
|
-
CARLA MENDES ARANHA NUNES
-
Leitura crítica no ensino fundamental: questões de gênero
-
Orientador : DANIELE DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALVANITA ALMEIDA SANTOS
-
DANIELE DE OLIVEIRA
-
LAVINIA NEVES DOS SANTOS MATTOS
-
Data: 01/10/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Este Memorial de Formação, apresentado ao Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – da Universidade Federal da Bahia – UFBA –, é resultado de um projeto de proposta didática aplicado nas aulas de Língua Portuguesa, na turma do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Deputado Isaac Marambaia, localizada em Barro Branco, Imbassahy, Mata de São João. Este trabalho teve como objetivo, estimular os alunos, por meio da leitura, a perceberem discursos misóginos em textos de diferentes gêneros (músicas, propagandas de cerveja, entre outros) para que, por meio da leitura crítica, possam, diante de textos e contextos diversos, perceber os implícitos e refletir sobre as ideologias que perpassam os discursos e as relações de poder relacionados a questões de gênero naturalizados na sociedade. Esta proposta didática está fundamentada em uma concepção interacionista de leitura (SOLÉ, 1998), tendo em vista que a leitura que se almeja é a leitura crítica (SILVA, 2009). E para que se desenvolva uma leitura crítica em nossos alunos, acionamos também alguns pressupostos teóricos dos Estudos Críticos do Discurso (ECD), a partir da perspectiva de van Dijk (2017), para quem o abuso de poder nas relações sociais pode ser combatido a partir da desnaturalização de determinados discursos veiculados em nossa sociedade. A metodologia adotada para este trabalho foi a pesquisa qualitativa do tipo etnográfica uma vez que o professor-pesquisador estará em constante interação com os alunos nas situações estudadas. Com este trabalho foram desenvolvidas e incentivadas posturas questionadoras nas(os) alunas(os) por meio do desenvolvimento crescente das capacidades de julgamento, avaliação e apreciação de ideologias presentes em textos com os quais tiveram contato e espera-se que assim façam com tantos outros textos aos quais venham a ter acesso.
-
Mostrar Abstract
-
This Training Memorial, presented to the Professional Master in Letters - PROFLETRAS - Federal University of Bahia - UFBA -, is the result of a didactic proposal project applied in Portuguese Language classes, in the 8th grade of Elementary School of Escola Municipal Deputado Isaac Marambaia, located in Barro Branco, Imbassahy, Mata de São João. This work aimed to encourage students, through reading, to perceive misogynistic discourses in texts of different genres (songs, beer advertisements, among others) to that, through critical reading, can, before different texts and contexts, perceive the implicit and reflect on the ideologies that permeate the discourses and power relations related to naturalized gender issues in society. This didactic proposal is based on an interactionist conception of reading (SOLÉ, 1998), considering that the intended reading is critical reading (SILVA, 2009). And in order to develop a critical reading in our students, we also triggered some theoretical assumptions of Critical Discourse Studies (ECD), from the perspective of van Dijk (2017), for whom the abuse of power in social relations can be countered. from the denaturalization of certain discourses conveyed in our society. The methodology adopted for this work was the ethnographic qualitative research since the researcher-teacher will be in constant interaction with the students in the studied situations. With this work questioning attitudes were developed and encouraged in the students through the increasing development of judgment, evaluation and appreciation of ideologies present in texts with which they had contact and is expected to do so with many others. texts to which they will have access
|
|
17
|
-
CICILIA DE FARIAS RIBEIRO
-
LEITURA PRAZER, LEITURA SABER: A FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA PÚBLICA
-
Orientador : SIMONE BUENO BORGES DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
SIMONE BUENO BORGES DA SILVA
-
MONICA DE MENEZES SANTOS
-
MONALISA DE AGUIAR REIS PEREIRA
-
Data: 27/11/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Este memorial apresenta o trabalho de pesquisa desenvolvido no ambito do Profletras UFBA. Ele traz os resultados do estudo que investigou o desenvolvimetno de práticas de leituras prazerosas no contexto escolar, com estudantes do oitavo ano de uma escola pública de Salvador / BA, com o objetivo de aproximar o aluno de uma leitura proficiente, crítica e prazerosa de textos de diversos gêneros, a fim de torná-los capazes de assumir uma postura crítica frente às situações que lhes forem apresentadas. Além desse objetivo, o estudo também objetivou fazer com que o estudante percebesse a importância do ato de ler para a sua vida social, na medida em que ao ler um texto, sozinho, ele pudesse, por ele mesmo, compreender e fazer suas reflexões. Sabe-se que, até hoje, a leitura é uma das maneiras mais importantes para desenvolver para as demandas escolares e para a construção de conhecimentos e esta foi a principal motivação para o desenvolvimento deste estudo. Dessa forma, o trabalho desenvolvido passou por várias etapas a fim de fazer com que os alunos participantes pudessem desconstruir a ideia de que “ler é chato” e pudessem vivenciar outras práticas mais prazerosas. O estudo trouxe muitas reflexões sobre o processo da formação de leitores nas escolas públicas de Salvador, inclusive, sobre a minha prática enquanto professora de Língua Portuguesa. Ainda, a presente pesquisa, de perfil qualitativo, tomou como referencial teórico a pedagogia crítica, com base em Freire (1980; 1981), os estudos dos letramentosKleiman (2005,2015), e os conceitos de leitura discutidos por Manguel, (1997), Freire (1996), Borges da Silva (2015), Soares (2000), Solé (1998) e Kleiman (1993). Os resultados da pesquisa mostram que é possível ressignificar as práticas de leitura e do ensino da leitura na escola pública.
-
Mostrar Abstract
-
This memoir presents the research project developed at Profletras UFBA. It brings the results of the study that investigated the development of reading for pleasure practices in the school context with students from the 8thgrade of a public school located in Salvador, BA, Brazil. The aim of the research was get students closer to proficient, critical and enjoyable reading through varied text genres, with the intent of making students capable of assuming a critical posture in the face of life situations that will appear in their lives.Beyond that, the research wanted to help the student realize the importance of Reading habit for his social life, because when one reads a text, alone, one can understand and make his or her reflections autonomously. It is known that up to now that reading is one of the most important forms of developing the intellect and acquiring knowledge, and that’s why the work done went through many phases in order to stimulates these students deconstruct their old beliefs upon reading so they could experience this reading practice in different ways. This brought many reflections over the formation of readers in the public schools of Salvador, including my own praxis as a Portuguese language teacher. According to what was previously exposed, the qualitative research is based on the readings of Freire(1996), who brings a reflection over the role of the teacher in education who, according to him, is a facilitator of the learning process because no one teaches no one and nor learn alone, the student learn with the teacher and the teacher learns from the student so they learn together. In that sense I realized my pedagogical practice is to show my students the way, so that these students learn to think critically and may transform their own reality and become the owner of their own story. Some changes were made in my practice during the research, through the readings of Kleiman (2000), that inadequate teacher practice in the learning process tends to increase students’ difficulties. In that sense, I could perceive that the results of this research were satisfactory once these students could comprehend that Reading is not only decoding labels and receipts, but an important habit for all aspects of their lives.
|
|
18
|
-
ANTONIO DE JESUS SANTOS
-
A canção e o discurso literomusical nas aulas de Língua Portuguesa
-
Orientador : SUZANE LIMA COSTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JULIO NEVES PEREIRA
-
ROSINES DE JESUS DUARTE
-
SIMONE SOUZA DE ASSUMPCAO
-
Data: 02/12/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Este Memorial de Formação apresentado ao Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), no Instituto de Letras, da Universidade Federal da Bahia elege o gênero canção como catalisador do processo de escrita (auto)biográfica e apresenta os resultados do projeto de intervenção intitulado “A Palavra, o Som e o Sentido: a canção e o discurso literomusical nas aulas de Língua Portuguesa”, desenvolvido/realizado na Escola Municipal Cleusa Maria de Carvalho Moreira, situada no município de Camaçari, Bahia. O objetivo deste trabalho foi refletir com os educandos sobre o lugar da canção nas aulas de Língua Portuguesa, tendo como foco o discurso literomusical. Com isso, durante as ações pedagógicas foram desenvolvidos dez módulos com propostas de experimentos literários criados, analisados e discutidos com os estudantes. Utilizaram-se, como pilares para a pesquisa, os aportes teóricos das produções acadêmicas sobre a arte de escrever a vida (SOUZA, 2011; CORDEIRO e SOUZA, 2010; SANTIAGO, 2018), sobre alfabetização e letramentos (STREET, 2014 [1995]); KLEIMAN, 1995; SOARES, 2010 [1998]; TFOUNI 2010 [1995]; GALVÃO, 2010), sobre modos de leitura literária da canção (COSTA, 2010, 2011; COELHO, 2014; TATIT, 1997, 1999; WISNIK, 2017 [1989]), sobre letramento literário (COSSON, 2018; GARRAMUÑO, 2014; DALVI et all, 2013), sobre delineamento de metodologia em sala de aula (SCHNEUWLY e DOLZ 2004; HERMETO, 2012). Todos os experimentos literários vislumbraram a construção das ações que foram desenvolvidas na turma do 9º ano do Ensino Fundamental II, entre os meses de junho a agosto no ano de 2019, destacando um modo específico e diferente de se trabalhar com a canção em sala de aula nas aulas de Língua Portuguesa. Os dados desta pesquisa foram apresentados a partir de rodas de conversa, produtos diversos de cada experimento, escritos no material didático dos alunos e registros audiovisuais das aulas. Os resultados alcançados com os participantes da pesquisa demonstraram que experimentações com canções, valorizando as possíveis percepções sensoriais dos corpos que ouvem, possibilitam aos educandos uma leitura crítica, produzindo outros significados e outras textualidades de si, do outro e do mundo.
-
Mostrar Abstract
-
This Training Memorial presented for qualification to the Professional Master in Literature (PROFLETRAS), at the Institute of Letters, Federal University of Bahia, brings the textual genre song as a catalyzing element of the (auto)biographical writing process. For this, this reflective narrative of formation is divided in four great sections: "The First Intonations" (reports of literacies – familiar, religious and scholarly – indispensable for the understanding of the marks that the songs leave in the process of enculturation); "Trajectory for the Scope of Teaching" (student's history and first-grader researcher, Portuguese Language teacher, and post-graduate of the Professional Master's Degree in Literature); "Todos Entoam" (discussion of the problematic that culminated in the writing of the didactic intervention proposal, in line with the reality of a school community); and "The Song and the Literomusical Discourse in Portuguese Language Classes" (plans of new proposals of literary experiments that will be dialogued with the students). For the use of these experiments, pedagogical practices based on reading and writing strategies, supported by the theoretical intersection of Song Semiotics (TATIT, 1997, 1999 and 2016) with Methodological Orientations (HERMETO, 2012), with Didactic Tools SOLER, 2001) and with Teaching Procedures (DOLZ and SCHNEUWLY, 2004) that envisage the construction of actions to be developed in the 9th grade class of Elementary School II, with students aged 13 and 14, in the year 2019, in the School Cleusa Maria de Carvalho Moreira (Camaçari-BA), highlighting a specific and different way of working with the song in the classroom in Portuguese Language classes.
|
|
19
|
-
SILVANA SANTOS DAMASCENO NASCIMENTO
-
A importância da consciência fonológica para o aprimoramento da escrita: práticas de (re)alfabetização e letramento
-
Orientador : JULIANA ESCALIER LUDWIG GAYER
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JULIANA ESCALIER LUDWIG GAYER
-
JULIO NEVES PEREIRA
-
GREDSON DOS SANTOS
-
Data: 04/12/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo deste trabalho é investigar quais aspectos fonológicos interferem na escrita dos alunos que ingressam no 6º ano da Escola Municipal Solange Coelho, fazendo com que eles cometam desvios ortográficos de naturezas diversas e não condizentes com esse nível de ensino. Com base nas considerações de alguns autores (NOBILE e BARRERA, 2009; MORAIS, 2010; OLIVEIRA, 2005) sobre a complexidade do sistema de escrita, considera-se que esses desvios são reflexos das relações grafofonêmicas que os alunos estabelecem sem compreender que tais relações nem sempre são biunívocas. A metodologia adotada consistirá numa pesquisa de cunho etnográfico através da qual serão analisados os casos de desvios de escrita mais frequentes nas produções dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e, por isso, participam de aulas de reforço promovidas pela escola. Os dados foram obtidos durante a realização de uma avaliação diagnóstica ocorrida no mês de janeiro de 2019 na unidade escolar. Com os dados em mãos, pretende-se fazer uma categorização dos desvios e promover intervenções pedagógicas, ancoradas nos princípios da Fonética e da Fonologia, no intuito de minimizar os processos de desvios mais recorrentes nas produções dos alunos. Nessa perspectiva, o uso da consciência fonológica se constituirá como ponto de partida para a criação de hipóteses por parte dos alunos com vistas a favorecer o aprimoramento da escrita através da apropriação do sistema ortográfico da Língua Portuguesa.
-
Mostrar Abstract
-
The objective of this work is to investigate which phonological aspects interfere in the writing of the students who enter the 6th year of the Escola Municipal Solange Coelho, causing them to commit orthographic deviations of different natures and not consistent with this level of education. Based on the considerations of some writers (NOBILE and BARRERA, 2009; MORAIS, 2010; OLIVEIRA, 2005) regarding the complexity of the writing system, these deviations are considered as reflections of the grafophonic relationships that students establish without understanding that such relations they are not always two sides. The methodology adopted will consist of an ethnographic research that will analyze the cases of more frequent writing deviations in the productions of students who present learning difficulties and, therefore, participate in reinforcement classes promoted by the school. The data were obtained during the accomplishment of a diagnostic evaluation that happened in the month of January of 2019 in the school unit. With the data in hand, we intend to categorize the deviations and promote pedagogical interventions, anchored in the principles of Phonetics and Phonology, in order to minimize the processes of more frequent deviations in student productions. In this perspective, the use of phonological awareness will constitute the starting point for the creation of hypotheses by the students in order to favor the improvement of writing through the appropriation of the orthographic system of the Portuguese.
|
|