A multimodalidade nas aulas de língua portuguesa através do gênero discursivo curta-metragem
Letramentos. Multiletramentos. Multimodalidade. Curta-metragem.
O presente trabalho é o resultado parcial de uma pesquisa bibliográfica e autoetnográfica que tem por objetivo, contribuir para a ampliação da competência leitora de textos multimidiáticos, especificamente o curta-metragem, de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II, turno vespertino, do Colégio da Polícia Militar – Unidade Dendezeiros (Salvador, Bahia), além de promover a formação acadêmica da professora-pesquisadora. A pesquisa, ainda em desenvolvimento, expõe e problematiza as diversas abordagens de Letramentos e detêm-se na perspectiva dos Multiletramentos cujas bases teóricas vão além das pedagógicas, passando por contribuições da Análise de discurso crítica e da Semiótica social para discutir e construir, a partir desse suporte teórico, atividades didáticas para o ensino do curta- metragem nas aulas de Língua portuguesa. Para tanto, a orientação metodológica ampara-se nas contribuições de: Tfouni (2006), Street (2014), Nóvoa e Finger (2010), Kleiman (2005), Terzi (1995), Gnerre (1987), Galli (2010), Kalantzis et al. (2020) Cazden et al. (1996), Silvestre e Vieira (2015), Resende e Ramalho (2006) dentre outros.