Banca de DEFESA: ELISANGELA DE JESUS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELISANGELA DE JESUS DA SILVA
DATA : 20/09/2021
HORA: 16:00
LOCAL: HTTPS://CONFERENCIAWEB.RNP.BR/WEBCONF/PROFLETRAS-UFBA
TÍTULO:

Escrita autoral a partir de gêneros orais em sala de aula


PALAVRAS-CHAVES:

Escrita autoral. Gêneros orais. Prática social.


PÁGINAS: 164
RESUMO:

O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e memorialístico desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal da Bahia e visa refletir sobre o processo de autoformação da professora-pesquisadora, à medida que propõe uma sequência didática que tem por objetivo produzir textos na perspectiva da escrita autoral, valorizando a leitura de mundo pautada no letramento como processo sócio-histórico e como prática social, para turmas de 9º ano. A necessidade do ensino da escrita autoral foi observada pela professora-pesquisadora a partir do seguinte desafio: unir o interesse dos estudantes em realizar discussões orais com a produção de textos em sala de aula. Diante disso, pretende-se propor um ensino de Língua Portuguesa que proporcione interação em sala de aula, tanto para a troca de saberes relativos à escrita autoral, como para ampliação de práticas de escrita a partir de gêneros orais. Pensando em possibilitar aos alunos uma experiência significativa para sua formação como cidadãos que se apropriam do poder da escrita, é que na sequência didática são propostas rodas de conversas sobre temas elencados pelos próprios alunos. Busca-se, com isso, ouvir os estudantes e levá-los a perceber a sua produção escrita como a oportunidade de se constituírem autores e como um produto de interação entre eles e seus leitores. Tem-se como expectativa o desenvolvimento do continuum oralidade/escrita nas aulas de língua portuguesa, envolvendo temáticas sugeridas pelos estudantes, uma vez que eles poderão perceber que têm voz e que são importantes no seu processo de formação. O trabalho está embasado em concepções teórico-metodológicas de: língua, gêneros textuais, fala, oralidade e escrita numa visão sócio-cognitivo-interacional (MARCUSCHI, 2003; 2008); texto na sala de aula (GERALDI, 2011); autor e autoria (BAKHTIN, 2011); escrita autoral (TFOUNI, 2010; ORLANDI, 2020; BAKTHIN, 2011); letramentos (KLEIMAN, 1995; 2001; 2005) (ROJO, 1995; 2009); gêneros orais e sequência didática (SCHNEUWLY; DOLZ, 2010); letramentos sociais (STREET, 2014). Como conclusões, destaca-se os seguintes aspectos: a mudança de olhar da professora-pesquisadora para a práxis em sala de aula; o fortalecimento do conceito de letramentos como prática social; a necessidade de ser ou sentir-se professora-autora para ser um exemplo aos estudantes; a importância de considerar as práticas sociais dos estudantes, pois estas são determinantes para um trabalho eficaz e significativo em sala de aula; e o valor do olhar do outro para a construção de uma sequência didática exequível.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - INÊS FERREIRA DE SOUZA BRAGANÇA - UNICAMP
Interna - 6287231 - ALBA VALERIA TINOCO ALVES SILVA
Presidente - 1578224 - SIMONE SOUZA DE ASSUMPCAO
Notícia cadastrada em: 01/09/2021 11:37
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