Banca de DEFESA: DIANA CARLA DE FREITAS OLIVEIRA

LOCAL: Instituto de Letras - Plataforma RNP PROFLETRAS

A LEITURA DO GÊNERO MEME NOS ANOS FINAIS ENSINO FUNDAMENTAL

Leitura. Letramento digital. Estratégia de Leitura. Meme

Este Memorial de formação acadêmica apresentado ao Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), no Instituto de Letras, da Universidade Federal da Bahia, intitulado “A leitura do gênero meme dos anos finais do Ensino fundamental”, tem como ponto de partida o contexto de formação acadêmica e discussão dos estudos sobre o gênero meme e os letramentos digitais e tem como objetivo principal promover a elaboração de atividades de intervenção por meio de uma sequência didática a fim de contribuir com o desenvolvimento de habilidades de leitura dos alunos do oitavo ano do Colégio Municipal Eurides Sant’Anna, em Barreiras, na Bahia. Nessa perspectiva, os gêneros mediados pelas novas tecnologias de comunicação e informação podem aprimorar as habilidades de leitura nos alunos do ensino fundamental. O trabalho fundamenta-se nos pressupostos de Dawkings (2007) na apresentação do escopo teórico da origem do termo meme e de características gerais; Kress e Van Leeuwen (1996), como subsídio de estudo de gêneros multimodais; Kleiman (2004), como pressuposto dos estudos de leitura e letramento, Solé (1998), para fundamentar as estratégias de leitura; Coscarelli (2016), Dudeney (2016), Prensky (2001), Lévy (2000), Zabala (1998), como ideias fundamentais no campo dos estudos das novas tecnologias de comunicação e informação e os letramentos digitais e Schenewly, Noverràz e Dolz (2004) e Zabala (1998) para fundamentar a elaboração da eequência didática. A metodologia de cunho etnográfico orientou esse estudo no seu início em 2019, entretanto devido às condições de vida que se apresentaram em 2020, com a pandemia causada pelo coronavírus, houve a necessidade de uma modificação metodológica, passando então para a pesquisa de cunho bibliográfico de caráter propositivo. Nessa direção, a proposta pedagógica do gênero meme torna-se uma intervenção pedagógica importante no desenvolvimento de letramentos multimodais de alunos do oitavo ano do ensino fundamental.

Presidente - 2400667 - FATIMA APARECIDA DE SOUZA
Interna - 3062795 - ADRIANA SANTOS BATISTA