Banca de DEFESA: CLAUDINEI DA SILVA BRITO

DISCENTE : CLAUDINEI DA SILVA BRITO
DATA : 13/08/2020
LOCAL: Online

Janelas de Oportunidade: Uma proposta de trabalho com o editorial na Educação Básica

Letramento, gênero discursivo, editorial

Este trabalho foi desenvolvido no curso de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal da Bahia, iniciado no mês de abril do ano de 2018. A aplicação se deu, excepcionalmente, em uma turma do 1º Ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O ensino de língua portuguesa, enquanto disciplina curricular, precisa ser marcado por uma prática educativa adequada às necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da realidade brasileira, que considere os interesses e as motivações dos alunos e garanta as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem (BRASIL. MEC, 1998 p. 27). O objetivo desta Pesquisa/Intervenção foi, portanto, investigar as causas e possíveis soluções para a dificuldade de grande parte dos alunos com relação à compreensão e elaboração de textos, bem como o pouco uso da concepção de gêneros discursivos na sala de aula, contribuindo no processo de letramento dos alunos através de atividades de leitura e produção de textos dissertativos-argumentativos, especialmente, do gênero editorial. Este trabalho fundamentou-se nos conceitos de letramento de Kleiman (2008), que considera as implicações sociais, contextos e objetivos do uso da escrita, e de gênero discursivo, de Bakhtin (1997), que associa a articulação das práticas sociais com os objetos escolares no domínio do ensino da produção de textos orais e escritos. O enfoque no gênero editorial justifica-se por suas características textuais e discursivas, voltadas à formação tanto de leitores críticos como de produtores de textos opinativos/argumentativos, além de fomentar a elevação da autoestima dos alunos. Como recurso metodológico, foi aplicada uma sequência didática - “um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito” (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004, p. 97). A sequência didática foi constituída de atividades de leitura, discussão (debate), escrita e reescrita, entre outras, todas relativas ao gênero discursivo editorial. A sequência didática intitulada Janelas de Oportunidade alcançou o objetivo para o qual foi elaborada. Numa perspectiva mais geral, este trabalho contribuiu, de forma significativa, no processo de letramento dos alunos através de atividades de leitura e produção e de textos. As atividades desenvolvidas em classe e extraclasse proporcionaram aos alunos maior domínio e competência na leitura e na escrita, o que se evidenciou na forma como intervieram nas discussões, bem como nas interações durante as atividades da sequência didática. Os alunos ainda evidenciaram reconhecer os diferentes tipos e gêneros textuais além de interagirem com os textos autorais e dos colegas, indicando novas possibilidades de construção. Os alunos produziram e apresentaram textos autorais, demonstrando a si mesmos e terceiros reconhecerem-se praticantes eficientes da língua portuguesa.

Externo ao Programa - 1877427 - ADRIANA PUCCI PENTEADO DE FARIA E SILVA
Interno - 2142558 - DANIELE DE OLIVEIRA