Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISANGELA DE JESUS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELISANGELA DE JESUS DA SILVA
DATA : 08/07/2020
LOCAL: Instituto de Letras

Escrita autoral a partir de gêneros orais em sala de aula

Escrita autoral. Gêneros orais. Prática social.

Escrita autoral a partir de gêneros orais em sala de aula é um projeto de pesquisa a ser desenvolvido no Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal da Bahia iniciado em abril de 2019, sob a orientação da professora doutora Simone Souza de Assumpção. O objetivo deste trabalho é produzir textos na perspectiva da escrita autoral, valorizando a leitura de mundo pautada no letramento como processo sócio-histórico e como prática social. O público-alvo é uma turma de 9º ano, turno vespertino, da Escola Municipal Profº Raimundo Mata no município de Catu no estado da Bahia. O contexto em que se insere tal pesquisa é a Escola Municipal Profº. Raimundo Mata, que recebe alunos de todos os bairros da cidade, inclusive da zona rural. Nesse contexto, a necessidade do ensino da escrita autoral é observada pela professora-pesquisadora por meio de questões pedagógicas relacionadas à situação-problema percebida em sala durante a realização das aulas. A intervenção será desenvolvida em uma turma constituída por 23 estudantes adolescentes, a fim de propor um ensino de Língua Portuguesa que proporcione interação em sala de aula, para a troca de saberes relativos à escrita autoral; como também para ampliação de práticas de escrita a partir de gêneros orais. A metodologia adotada nesse projeto é a pesquisa de cunho etnográfico, para conhecer a realidade sociocultural dos participantes relativa aos desafios enfrentados pelos adolescentes e sua comunidade. Pensando em possibilitar aos alunos uma experiência significativa para sua formação como cidadãos que se apropriam do poder da escrita, é que serão desenvolvidas rodas de conversas sobre temas elencados pelos próprios alunos, na busca de ouvi-los e levá-los a perceber a importância da escrita para a participação de práticas sociais. Tem-se como expectativa o desenvolvimento do continnum oralidade/escrita nas aulas de língua portuguesa, envolvendo as temáticas sugeridas pelos estudantes, uma vez que eles poderão perceber que têm voz e que são importantes no seu processo de formação. O trabalho está embasado em concepções teórico-metodológicas: de língua e texto numa visão sócio-cognitivo-interacional de Marcuschi (2003, 2008); de escrita autoral de Tfouni (2010); de letramentos de Kleiman (1995, 2001, 2005) e Rojo (1995, 2009); de gêneros orais e sequência didática de Schneuwly e Dolz (2010); e de letramentos sociais de Street (2014), dentre outros.

Interno - 6287231 - ALBA VALERIA TINOCO ALVES SILVA
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO FERRER BOTELHO SGADARI PASSEGGI - UCSP
Interno - 1578224 - SIMONE SOUZA DE ASSUMPCAO
Notícia cadastrada em: 27/06/2020 16:07