Banca de DEFESA: CICILIA DE FARIAS RIBEIRO ALTMICKS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CICILIA DE FARIAS RIBEIRO ALTMICKS
DATA : 27/11/2019
HORA: 08:30
LOCAL: LABIMAGEM
TÍTULO:

LEITURA PRAZER, LEITURA SABER: A FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA PÚBLICA


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura. Formação de Leitores. Professor. Escola Pública


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Este memorial apresenta o trabalho de pesquisa desenvolvido no ambito do Profletras UFBA. Ele traz os resultados do estudo que investigou o desenvolvimetno de práticas de leituras prazerosas no contexto escolar, com estudantes do oitavo ano de uma escola pública de Salvador / BA, com o objetivo de aproximar o aluno de uma leitura proficiente, crítica e prazerosa de textos de diversos gêneros, a fim de torná-los capazes de assumir uma postura crítica frente às situações que lhes forem apresentadas. Além desse objetivo, o estudo também objetivou fazer com que o estudante percebesse a importância do ato de ler para a sua vida social, na medida em que ao ler um texto, sozinho, ele pudesse, por ele mesmo, compreender e fazer suas reflexões. Sabe-se que, até hoje, a leitura é uma das maneiras mais importantes para desenvolver para as demandas escolares e para a construção de conhecimentos e esta foi a principal motivação para o desenvolvimento deste estudo. Dessa forma, o trabalho desenvolvido passou por várias etapas a fim de fazer com que os alunos participantes pudessem desconstruir a ideia de que “ler é chato” e pudessem vivenciar outras práticas mais prazerosas. O estudo trouxe muitas reflexões sobre o processo da formação de leitores nas escolas públicas de Salvador, inclusive, sobre a minha prática enquanto professora de Língua Portuguesa. Ainda, a presente pesquisa, de perfil qualitativo, tomou como referencial teórico a pedagogia crítica, com base em Freire (1980; 1981), os estudos dos letramentosKleiman (2005,2015), e os conceitos de leitura discutidos por Manguel, (1997), Freire (1996), Borges da Silva (2015), Soares (2000), Solé (1998) e Kleiman (1993). Os resultados da pesquisa mostram que é possível ressignificar as práticas de leitura e do ensino da leitura na escola pública. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1551106 - SIMONE BUENO BORGES DA SILVA
Interno - 2767538 - MONICA DE MENEZES SANTOS
Externo à Instituição - MONALISA DE AGUIAR REIS PEREIRA - UNEB
Notícia cadastrada em: 13/11/2019 05:00
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA