Banca de DEFESA: ANTONIO LOURIVAL DA SILVA FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONIO LOURIVAL DA SILVA FILHO
DATA : 17/05/2019
HORA: 14:00
LOCAL: ILUFBA
TÍTULO:

LEITURA CRÍTICA: A RESSIGNIFICAÇÃO DO DISCURSO HEGEMÔNICO CONTRA O NEGRO NA EDUCAÇÂO BÁSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura crítica; discurso; estruturas mentais; hegemonia; letramentos de reexistência. 


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Este Memorial de Formação, apresentado ao Mestrado Profissional – PROFLETRAS/UFBA, comportou um projeto de letramento crítico desenvolvido com os alunos do TAP V – C (8º e 9º anos) da Escola Municipal Cidade de Jequié. Nele, discorro sobre algumas reflexões iniciais que buscaram promover a formação dos estudantes como leitores críticos, proativos, conscientes de seus direitos e aptos a reagir contra os diversos discursos preconceituosos que lhes são permanentemente direcionados. Para tanto, acionando os conceitos de ideologia e de abuso de poder (van DIJK, 2012), oriundos da Análise Crítica do Discurso, desenvolvi práticas de letramento crítico (SILVA, 2009) que foram significativas à constituição de uma identidade racial voltada à luta contra os discursos hegemônicos, às nefastas questões de gênero social e de racismo, aos discursos hegemônicos da mídia, às distorções das identidades, a fim de que fossem quebradas tais convenções e práticas discursivas estáveis e, consequentemente, de controle social. A pesquisa apoiou-se nas orientações da metodologia qualitativa, de cunho etnográfico (THIOLLENT, 2011), e tomou como base o conceito de letramentos de reexistência (SILVA, 2009), de importância significativa, por capturarem a complexidade social e histórica que envolve as práticas cotidianas de uso da linguagem e, por isso mesmo, implicarem a assunção e a sustentação pelos jovens de novos papéis e funções sociais, seja nas comunidades de pertença, seja naquelas com que fazem contato (SOUZA, 2011). Em conjunto com os alunos, dentro e fora da sala de aula, vislumbrei novos olhares e atitudes sobre a literaturas afro-brasileira e negra. Portanto, com este trabalho, buscou-se como resultado o desenvolvimento pelos estudantes de capacidades e posturas questionadoras voltadas ao enfrentamento e à neutralização dos discursos hegemônicos e preconceituosos que recaem sobre a comunidade negra.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2142558 - DANIELE DE OLIVEIRA
Interno - 1818425 - ANA LUCIA SILVA SOUZA
Externo ao Programa - 2926234 - LAVINIA NEVES DOS SANTOS MATTOS
Notícia cadastrada em: 17/03/2019 12:29
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