ENSINAR E APRENDER COM O TEXTO ARGUMENTATIVO: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA E IDENTITÁRIA DE ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. Texto argumentativo. Formação crítica. Identidades.
Este Memorial Acadêmico de Formação, intitulado ENSINAR E APRENDER COM O TEXTO ARGUMENTATIVO: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA E IDENTITÁRIA DE ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, em vistas à obtenção do título de Mestre, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – da Universidade Federal da Bahia – UFBA, sob a orientação da Profa. Dra. Lavínia Mattos, apresenta as reflexões teórico-discursivas do meu processo de formação no curso e da pesquisa educacional que desenvolvi. Na proposta pedagógica, aqui apresentada, busquei enfatizar a construção do ponto de vista e o uso das formas nominais referenciais na progressão textual enquanto estratégias linguístico-discursivas colaboradoras para a formação crítica e identitária de estudantes da educação básica a partir do texto argumentativo. Para tanto, o trabalho proposto situa-se no percurso teórico-metodológico de Estudos Críticos do texto, do discurso e dos Letramentos, a partir de autores como Souza (2011), Rajagopalan (2003), Tfouni (2010), Kleiman (20052010), Marcuschi (2008), Ramalho e Resende (2011), Koch e Elias (2016), Fiorin (2018), Santos (2002)dentre outros, numa abordagem qualitativa, de cunho etnográfico escolar.