Banca de DEFESA: ROSANGELA MARIA PIRAJA DE CARVALHO

DISCENTE : ROSANGELA MARIA PIRAJA DE CARVALHO
DATA : 12/04/2024
LOCAL: Instituto de Letras

LITERATURA INFANTIL E JUVENIL NEGRO-BRASILEIRA NA ESCOLA: CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NOS ANOS INICIAIS DE ENSINO

Literatura Negro-Brasileira. Literatura Infantil e Juvenil. Letramento literário. Lei 10.639/03.

O presente Memorial de Formação desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), no Instituto de Letras, da Universidade Federal da Bahia, apresenta um projeto de caráter interventivo, com finalidade de discutir a importância da Literatura infantil e juvenil Negro-brasileira na Etapa dos Anos Iniciais de Ensino e contribuir para a aplicação da Lei 10.639/03. A partir da reflexão constante sobre minha prática docente e problemática observada no cotidiano escolar, a pesquisa tem como objetivo experienciar práticas de leitura literária Negro-brasileira em sala de aula e analisar se a Escola Municipal Luís Pereira Costa, situada no município de Camaçari, região metropolitana da Bahia, tem oportunizado (ou não) a afirmação e/ou construção identitária de pertencimento negro da criança e jovem. Nesse sentido, o recorte teórico para seu desenvolvimento se dá sob a perspectiva epistemológica dos estudos de Bernd (1988;1989;1992); Cuti (2010;2020); Debus (2016;2017); Gomes (2012;2017;2023) e Munanga (2003,2005;2020). O delineamento e desenvolvimento desta investigação se dá no campo interpretativo-crítico do estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação,com características de etnografia dada a imersão campo, aplicado através de instrumento pedagógico da roda de conversa, como movimento dialógico para a livre expressão, autonomia e protagonismo dos 18 estudantes participantes da pesquisa. O resultado alcançado com as crianças-leitoras evidencia que, enquanto primeiro encontro das diferenças, o espaço da escola pública é o local privilegiado como espaço-tempo para disseminar e valorizar o ethos africano e incentivar, através da prática do letramento literário, a construção identitária de pertencimento das infâncias negras. Através dos aspectos da diversidade, tradição e cultura africana presentes na Literatura Negro-brasileira, as crianças têm o sentimento de acolhimento, valorização e pertencimento, capaz de fortalecer suas características e ancestralidade.

Presidente - 1064696 - ALVANITA ALMEIDA SANTOS
Interna - 2767538 - MONICA DE MENEZES SANTOS