Banca de DEFESA: JOSÉ BATISTA DE SOUZA SANTIAGO

DISCENTE : JOSÉ BATISTA DE SOUZA SANTIAGO
DATA : 22/03/2024
LOCAL: Sala de Defesas da Pós-Graduação - ILUFBA

LETRAMENTO DIGITAL E GAMIFICAÇÃO: estratégias para engajamento e motivação à leitura literária de estudantes de uma escola pública de Xique-xique, BA

Gamificação; Letramentos digitais; Letramento Literário; Letramentos Sociais; Estratégias de Leitura.

SANTIAGO, José Batista de Souza. LETRAMENTO DIGITAL E GAMIFICAÇÃO: estratégias para engajamento e motivação à leitura literária de estudantes da escola pública. 2023. 100f. Memorial Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal da Bahia. Salvador-BA.

Este memorial, apresentado ao Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS/UFBA como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Letras expõe uma proposta de Sequência Didática a ser desenvolvido com alunos do 6º ao 9ºano do Ensino Fundamental II, em uma escola pública de Xique-Xique-BA. Objetiva demonstrar como o letramento digital e a gamificação podem ser explorados como estratégias para engajamento e motivação à leitura literária de estudantes da escola pública. O fato de a formação leitora na educação básica e a prática leitora por grande parte do alunado serem desafios imensos na sociedade contemporânea, cada vez mais imersa na cultura digital e saturada de textos visuais, nos obriga a ampliar as possibilidades de leitura dos gêneros discursivos em diferentes formatos, dentre eles o literário e suas multimodalidades. A pesquisa acadêmica que embasa a proposta de intervenção supracitada se serviu de pressupostos teóricos que versam sobre gamificação (ALVES, 2015; BURKE, 2015; BUSARELLO, 2016), bem como de autores que abordam os letramentos sociais (KLEIMAN, 1989; RIBEIRO, 2003; STREET, 2014; ROJO 2013) e os digitais (DUDENEY et. al. 2016; KERSCH, COSCARELLI, CANI, 2016); já o letramento literário foi refletido com base em COSSON, 2021. No intuito de desenvolver estratégias de leitura, lancei mão também dos escritos de SILVA, 2018 e SANTOS, SILVA, 2022. Além desses referenciais,  refleti também sobre o papel das Tecnologias Digitais na Educação a partir de GÓES (2021) MORAN, 2013; RIBEIRO, 2021; BUZATO, 2016. Ainda nesta perspectiva, explorei plataformas e ferramentas digitais, como o Kahoot!, e criei o sítio “Conectado com a leitura” https://sites.google.com/view/conectadocomaleitura?usp=share,_link desenvolvido para o projeto de leitura, no qual disponibilizei alguns materiais para os alunos, dentre eles, o livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, como texto literário a ser trabalhado com a turma. A partir dele elaborei uma sequência didática que prevê a criação, pelos alunos, de jogos de perguntas e respostas na plataforma “Kahoot”1 sobre essa leitura em formato de quizz. Dessa forma, espera-se com a aplicação da sequência didática a confirmação da hipótese de que a associação entre as disciplinas de língua portuguesa, literatura e artes visuais pode despertar nos jovens alunos maior interesse pela leitura, principalmente a literária, além de promover o desenvolvimento da fruição artística, com vistas a engajá-los à prática de leitura em diversos ambientes, especificamente os virtuais, tão comuns atualmente, também como espaços pedagógicos e de interação, contribuindo assim para a efetiva experiência estética no meio escolar e formação leitora.

Presidente - 2892935 - ANDREA BEATRIZ HACK DE GOES
Interna - 1862916 - FERNANDA MARIA ALMEIDA DOS SANTOS