Banca de DEFESA: ELAINE CRISTINA GUARNIERI SANTOS

DISCENTE : ELAINE CRISTINA GUARNIERI SANTOS
DATA : 18/03/2024
LOCAL: Sala de Defesa da Pós ILUFBA

ENSINO DE LITERATURA NA ESCOLA E INTERCULTURALIDADE: EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO LEITOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

Formação do leitor literário; Interculturalidade; Educação Intercultural; Sequência Básica.

Este trabalho é um memorial de formação em que narro e descrevo os resultados de uma pesquisa no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na qual apresento uma análise crítica e autorreflexiva sobre minha atuação profissional e formação acadêmica, bem como uma proposta de formação leitora, por meio do texto literário, que tem a perspectiva da interculturalidade como uma estratégia potencializadora das discussões sobre diversidades culturais, étnicas, sociais, de gênero, entre outras, presentes no contexto escolar. O processo de formação de leitores proposto é guiado pelo estudo do texto literário a partir da perspectiva metodológica da sequência básica, tal como estabelecida por Rildo Cosson (2021). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico e de concepção de caráter aplicado. Os participantes da pesquisa são alunas e alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Monteiro Lobato, localizado no bairro de Fazenda Coutos, em Salvador, Bahia. A pesquisa está ancorada em aportes teóricos basilares para o campo da formação do leitor literário – Candido (1995), Dalvi (2013 e 2021), Cosson (2021 e 2022) –, da interculturalidade – Walsh (2006, 2009 e 2016) – e da educação intercultural – Candau (2006, 2011 e 2012).

Interno - 1656905 - MARCIO RICARDO COELHO MUNIZ
Interna - 2926234 - LAVINIA NEVES DOS SANTOS MATTOS