A RESSIGNIFICAÇÃO DO TRABALHO COM TEXTO LITERÁRIO NOS ANOS FINAIS DO ESINO FUNDAMENTAL: UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO CRÍTICO
Memória. Texto Literário. Formação Leitora. Ressignificação de Estratégias. Leitores Críticos.
O presente trabalho buscou reafirmar a importância da formação de leitores literários nos Anos Finais do Ensino Fundamental, tendo em vista a desvalorização da literatura nesta modalidade de ensino. Assim, esse Memorial Final como requisito de avaliação do Profletras – UFBA, traz como tema “A Ressignificação do Trabalho com Textos Literários nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Um Caminho para Formação do Leitor Literário Crítico”. O estudo empreendido aqui e a minha trajetória enquanto docente tem elucidado que esta formação é cada vez mais necessária em todos os níveis do ensino básico, uma vez que auxilia no desenvolvimento humano, cognitivo e, consequentemente, na postura crítica dos estudantes. O objetivo Geral dessa Pesquisa é possibilitar a formação do leitor literário nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir da ressignificação de estratégias de leituras, que desenvolvam a formação do leitor literário crítico, capaz de compreender melhor a vida e a si mesmo. Para atingir esse objetivo, o problema é apresentado em torno da seguinte pergunta: É possível a formação do leitor literário nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir da ressignificação de estratégias de leituras, que desenvolvam a formação do leitor literário crítico, capaz de compreender melhor a vida e a si mesmo?” Assim, diante das contribuições teóricas, ancoradas nas ideias de Cosson (2009), Candido (2004), Freire (2002), Zilberman (1989), Lajolo (2011), Dalvi (2013), Soares (2008), entre outros teóricos e especialistas na área de linguagem, esta pesquisa traz uma Proposição organizada em Oficinas Literárias Criativas, direcionadas para o trabalho com textos literários nos anos finais do Ensino Fundamental.