DIÁLOGOS DE LETRAMENTOS: DA CANÇÃO DE MASSA AO TEXTO LITERÁRIO CANÔNICO
Letramento literário; literatura canônica; canção de massa; formação do leitor
Este Memorial Acadêmico, intitulado “ Diálogo de Letramentos: da canção de
massa ao texto literário canônico”, foi desenvolvido no âmbito do Programa de
Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) apresenta uma proposta de
investigar o fenômeno da canção de massa enquanto possibilidade didática,
visando o aumento e a acessibilidade da leitura literária em ambiente escolar. A
proposição é compor parâmetros para a formação de leitores críticos e
autônomos do texto literário canônico no ambiente escolar a partir de
aproximações temáticas com canções de massa. Para estudantes de uma
turma de 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio da Polícia Militar- unidade
Dendezeiros ,em Salvador -BA. Dessa forma, o presente trabalho de caráter
memorialiístico e bibliográfico se desenvolveu com duas funções: o memorial,
no qual é feita uma reflexão sobres as experiências de letramento da
pesquisadora, desde a infância até a formação acadêmica e profissional; a
pesquisa bibliográfica, que por sua vez forneceu um embasamento teórico e
metodológico para o desenvolvimento de um projeto pedagógico inspirado no
diálogo da canção popular de massa com o texto literário canônico. No
embasamento teórico da pesquisa constam concepções de letramento
ideológico (STREET, 2014); de leitura crítica, (FREIRE 2011, 2018, 1987) e
letramento literário, relações entre literatura e ensino; (ABREU, 2006),
refletindo sobre a questão do texto literário canônico e sua presença na escola;
(COSSON, 2014); (MORTATTI, 2014); (DALVI, 2013); (ZILBERMAN 2009) e
(ZAPPONE 2008) acerca do letramento literário por tomar a literatura como
uma leitura que demanda respostas do leitor e, ainda, em estratégias e
compreensão leitora (SOLÉ, 1998) por entender que é preciso olhar
cuidadosamente para os parâmetros que poderão viabilizar uma proposta de
trabalho com a leitura do texto literário canônico em sala de aula.