Banca de QUALIFICAÇÃO: DIANA DA SILVA CONCEIÇÃO MASCARENHAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIANA DA SILVA CONCEIÇÃO MASCARENHAS
DATA : 06/06/2023
LOCAL: On line - https://conferenciaweb.rnp.br/ufba/exame-de-qualificacao-de-diana-mascarenhas

ENSINO DO GÊNERO DISCURSIVO HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO DIGITAL: Uma proposta de trabalho para estudantes do 7º ano do ensino fundamental

Letramento Digital; Língua Portuguesa; Histórias em Quadrinhos; Tecnologias Educacionais.

Este memorial acadêmico apresenta uma proposta de letramento digital centrado na produção do gênero discursivo História em Quadrinhos no contexto digital, com o intuito de contribuir com o ensino e a aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente de textos multimodais, em uma turma de 7º ano, a partir de um olhar sobre o território que engloba o Colégio Professora Lídia Coelho Pinto, situado no distrito de Arembepe, no município de Camaçari-Ba. O texto também traz as impressões da mestranda e reflexões fundamentadas teoricamente sobre práticas didático-pedagógicas. Considerando os desafios surgidos no contexto da pandemia da Covid 19, período em que o mundo ficou estudando de forma remota, a pesquisa concilia o estudo e a criação de um produto educacional - um caderno pedagógico digital - com o estudo de história em quadrinhos e a produção textual em contexto digital. De modo mais específico, objetiva-se orientar professores da educação básica a desenvolver com alunos de 7º ano, considerados como “nativos digitais”, o letramento digital e, ao mesmo tempo, identificar e observar as principais dificuldades deles em relação à análise discursiva, aqui entendida como práticas sociais (MENDES, 2008). Para tanto, a fundamentação com base em referenciais teóricos sobre conceitos de letramentos, multiletramentos, multimodalidades e tecnologias educacionais foi feita com a contribuição de estudiosos como Magda Soares (2021), Angela Kleiman (2008, 2010), Roxane Rojo (2013), Brian Street (2014), entre outros. A tese estabelecida no trabalho é a de que o uso pedagógico de interfaces digitais favorece significativamente o processo de ensino e aprendizagem da língua materna, funcionando assim como elemento motivacional para aproximar a sala de aula do novo perfil de alunos. Acredita-se que esse recurso didático auxilie o professor a aprimorar suas atividades de sala de aula, procurando promover mudanças nas relações aluno￾professor e aluno-aluno. Assim, acreditando que os sujeitos envolvidos nesse processo de inclusão digital experimentam novos desafios e novas possibilidades de letramentos, cada vez mais atrativos e dinâmicos, espera-se, com essa proposta, ampliar as habilidades dos estudantes referentes à produção de textos multimodais, contribuindo para superar a necessidade dos alunos de escreverem de forma mais autônoma e significativa, bem como suas opções de acesso à informação, interação social, produção e compartilhamento de conhecimentos por meio de um letramento que melhore o ensino e a apredizagem de Língua Portuguesa na dimensão da escrita.

Presidente - 1862916 - FERNANDA MARIA ALMEIDA DOS SANTOS
Interna - 2892935 - ANDREA BEATRIZ HACK DE GOES