Banca de QUALIFICAÇÃO: NEIDE DA SILVA CARACIOLA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NEIDE DA SILVA CARACIOLA
DATA : 05/06/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/lavinia-neves-dos-santos-mattos

ENSINAR E APRENDER COM O TEXTO ARGUMENTATIVO: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA E IDENTITÁRIA DE ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. Argumentação. Formação crítica. Identidades.

Este Memorial de formação, em vistas à qualificação no  âmbito do  Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – da Universidade Federal da Bahia – UFBA, sob a orientação da Profa. Dra. Lavínia Mattos, apresenta algumas das reflexões teórico-discursivas do meu processo de formação no curso, e da sumarização do encaminhamento previsto para a proposição de minha pesquisa  visando uma turma de 7º ano do ensino fundamental. Neste trabalho, proponho a confecção de um caderno pedagógico que auxilie práticas de ensino e de aprendizagem da produção de textos argumentativos, enfatizando a construção do ponto de vista enquanto estratégia linguístico-discursiva e, também, colaboradora na formação crítica e identitária dos estudantes da educação básica. A pesquisa está focada no percurso teórico-metodológico dos Estudos do Texto, da Argumentação e dos Letramentos Críticos, a partir de autores como Breton (2003), Souza (2010), Rajagopalan (2003), Soares (2012), Kleiman (20052010), Marcuschi (2008), dentre outros, numa abordagem qualitativa, de cunho etnográfico escolar.

Presidente - 2926234 - LAVINIA NEVES DOS SANTOS MATTOS
Interna - 2892935 - ANDREA BEATRIZ HACK DE GOES