Banca de QUALIFICAÇÃO: DIOGO SANTANA FONSECA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIOGO SANTANA FONSECA
DATA : 29/05/2023
LOCAL: ILUFBA - Virtual

CULTURA ESCRITA E  EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:

AS NARRATIVAS NEGRAS PARA PRÁTICAS ANTIRRACISTAS NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EJA

Palavras-chave: material didático; letramentos de reexistência; antirracismo; EJA.

Este memorial de formação acadêmica, apresentado ao Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), inicia-se com a auto investigação do autor sobre as recordações que lhe foram significativas e decisivas na escolha de seu ofício e sobre suas práticas de sala de aula a partir de reflexões acerca da sua formação básica e acadêmica e das experiências já acumuladas na vida profissional. O estudo tem como finalidade refletir sobre a experiência em práticas de leitura e escrita de narrativas que tematizam o antirracismo nas séries finais da Educação de Jovens e Adultos. O objetivo principal do trabalho é a proposição de práticas didáticas alternativas, visando a tornar presente a história da África e do Brasil africano no chão da sala de aula, estimulando comportamentos de alteridade, de solidariedade e de tolerância, gerando debate e combatendo ao racismo e às discriminações que atingem a comunidade escolar, enquanto população negra. As narrativas foram escolhidas como aporte para o desenvolvimento das práxis de leitura e escrita por influenciarem direta e cotidianamente a vida dos estudantes em suas práticas de letramento, por meio de diversos agentes. O estudo do tema referencia-se nas concepções de letramentos sociais discutidas por Street (2014), Kleiman (2016), Souza (2011) e Freitas (2022). A fundamentação teórica acerca da Pedagogia Antirracista na Educação de Jovens e Adultos (EJA) está pautada em Bell Hooks (2013 e 2021), Gomes (2005 e 2010) e Silva (2010 e 2017). As propostas das oficinas didático-pedagógicas e material didático estruturam-se a partir das contribuições de Kleiman(2016), Jean Lave (2015) e Koch e Elias (2021).

Palavras-chave: material didático; letramentos de reexistência; antirracismo; EJA.

Presidente - 1818425 - ANA LUCIA SILVA SOUZA
Interno - 3414388 - JOSE HENRIQUE DE FREITAS SANTOS