Banca de DEFESA: ADRIANA BEZERRA CAVALCANTI SANTANA

DISCENTE : ADRIANA BEZERRA CAVALCANTI SANTANA
DATA : 10/10/2019
LOCAL: FACED - UFBA

O Ensino da Matemática na Educação Profissional de nível médio do Campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão Pernambucano: Desafios e possibilidades

Ensino Médio Integrado, Educação Profissional, Dificuldades de Aprendizagem, Aprendizagem Significativa.

O texto “O ensino da Matemática na Educação Profissional de nível médio do Campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão Pernambucano: Desafios e possibilidades” resultou do desejo de repensar e redirecionar o processo de ensinar e aprender Matemática na Educação Profissional de nível médio no Campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. O estudo buscou discutir as causas do fracasso escolar relacionado às dificuldades de aprendizagem e aos altos índices de reprovação na disciplina de Matemática na 1ª série do Ensino Médio Integrado, a fim de apresentar caminhos para inovações nas metodologias de ensino, com vistas a obter uma aprendizagem significativa, através do Projeto de Intervenção “ Construindo um novo espaço para pensar e aprender Matemática”. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativa, utilizando o método de estudo de caso, realizado em dois momentos: o diálogo com os professores, através de entrevistas com seis docentes e o diálogo com os estudantes, com o grupo focal. Os dados coletados foram analisados via análise de conteúdo, de Bardin e embasados em autores como Bezerra, Kuenzer, Ausubel, Moreira, Freire, entre outros. Ao final percebe-se que os estudantes do Campus Petrolina Zona Rural reconhecem a importância e a utilidade da Matemática em suas vidas e, assim como os professores, acreditam que as dificuldades de aprendizagem e os altos índices de reprovação nesta disciplina estão relacionados a um conjunto de fatores, entretanto, é na base de formação do estudante que está o cerne do problema em questão. Docentes e discentes comungam, portanto, com a necessidade de implementação de ações que possam inovar e dar significado ao conhecimento matemático.

Presidente - 022.295.884-78 - TATIANA POLLIANA PINTO DE LIMA - UFRB
Interno - 2494204 - ANA KATIA ALVES DOS SANTOS