Educação Profissional e Tecnológica do Campo: Proposta para o IFSERTÃO-PE para no Território da Reforma Agrária no município de Santa Maria da Boa Vista.
Educação do Campo; Educação Profissional; Educação Profissional Tecnológica do Campo; Desenvolvimento Territorial Sustentável; Agroecologia e Cooperativismo
A presente dissertação é o resultado de uma pesquisa de campo com objetivo central de analisar os impactos da implantação da Educação Profissional e Tecnológica do Campo - EPT no Assentamento Nossa Senhora da Conceição na área da Reforma Agrária no município de Santa Maria da Boa Vista, com vista ao desenvolvimento territorial sustentável. A metodologia utilizada da pesquisa foi a pesquisaação, de uma análise de político-pedagógica da EPT do Campo, a fim de perceber as contradições, limites e possibilidades dessa construção da modalidade de uma educação do trabalho em sintonia com o projeto educativo dos movimentos sociais sem terra. A metodologia da pesquisa-ação de campo foi composta de: prática-pedagógica; análise documental; entrevistas, observação do território e um estudo teórico a partir de autores como: Caldart (2008), Frigotto (2012), Salviani (2009), Arroyo (2008), Oliveira (2001), Fernandes (2009), Thiollent (2005) dentre outros. Os resultados indicam que, de fato, a EPT do Campo promove o desenvolvimento territorial sustentável, a partir de um projeto político pedagógico como práxis, na perspectiva de um desenvolvimento humano omnilateral e da construção de coletivos dos sujeitos do campo, sujeitos estes que são a finalidade principal da implantação dessa modalidade de educação do campo.