Banca de DEFESA: ALESSANDRA DA SILVA LUENGO LATORRE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESSANDRA DA SILVA LUENGO LATORRE
DATA : 27/05/2019
HORA: 14:00
LOCAL: FACED
TÍTULO:

A língua inglesa como ponte para as relações com o mundo: uma proposta interventiva para o Campus Petrolina do Instituto Federal do Sertão Pernambucano.


PALAVRAS-CHAVES:

Língua Inglesa, Educação Profissional, Ensino Médio Integrado.


PÁGINAS: 166
RESUMO:

Na Educação Profissional, o ensino de língua inglesa se revela de grande importância, pois para galgar postos de trabalho mais bem remunerados e se destacar é necessário conhecer um segundo idioma. Portanto, o ensino de uma língua moderna surge como uma possibilidade para melhor qualificar os alunos dos cursos técnicos para o mercado de trabalho, além de facilitar o acesso às mais variadas informações e culturas disponíveis. O questionamento que este estudo traz é se o ensino de Língua Inglesa no IFSERTÃO-PE contribui para a formação global do aluno no Ensino Médio Integrado. Ademais, possui como objetivo geral compreender o uso da língua inglesa no contexto dos alunos do Ensino Médio Integrado do campus Petrolina do IFSERTÃO-PE. Os objetivos específicos foram: a) Investigar o contexto particular do uso da língua inglesa dos alunos do Ensino Médio Integrado, bem como a sua aplicação no cotidiano discente; e, b) Propor atividades motivadoras para integrar o vocabulário dos alunos do Ensino Médio Integrado com o estudo academicamente organizado pela escola. A metodologia empregada foi o do estudo de caso com abordagem qualitativa. O local da pesquisa foi o IFSERTÃO-PE, campus Petrolina e os sujeitos do estudo foram alunos e professores. Para a coleta de dados foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a aplicação de entrevistas semiestruturadas com dois professores e grupo focal com 12 alunos que autorizaram a realização da pesquisa mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e o amparo ético legal pautado na Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Os resultados apontaram que tanto alunos quanto professores entrevistados reconhecem a necessidade da língua inglesa para a atualidade, mas que desenvolver a competência comunicativa global no Ensino Médio Integrado como preconiza os documentos oficiais é uma tarefa a longo prazo, uma vez que, para que isso aconteça é necessário o estudo paulatino e eficaz da língua ao longo da vida estudantil. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 022.295.884-78 - TATIANA POLLIANA PINTO DE LIMA - UFRB
Interno - 2494204 - ANA KATIA ALVES DOS SANTOS
Externo à Instituição - ROSINEIDE PEREIRA MUBARACK GARCIA - UFRB
Externo à Instituição - CLECIA SIMONE GONÇALVES ROSA PACHECO - IFPetrol
Notícia cadastrada em: 07/05/2019 12:57
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