Banca de DEFESA: MARIA DAS DORES GOMES DA ROCHA

DISCENTE : MARIA DAS DORES GOMES DA ROCHA
DATA : 22/04/2019
LOCAL: Faced

OS LETRAMENTOS DO PROEJA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES DO IF SERTÃO-PE

Ensino Técnico Profissional. PROEJA. (Multi)letramentos.

Este trabalho se propõe a compreender as experiências de aprendizagem, na perspectiva dos diversos letramentos, nas turmas de Edificações do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos), no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, procurando considerar a importância dos saberes e implicações dos alunos. Para tanto, o trabalho reconhece o papel dos letramentos na aquisição das disciplinas técnicas e, consequentemente, sua contribuição no processo de humanização em meio a um ensino profissionalizante. Faz referência às teorias sobre Educação Profissional de Moll (2009), na perspectiva do direito à Educação Integrada de Ciavatta (2008) e, com o programa em transição para um PROEJA FIC (Formação Inicial e Continuada), são apresentadas discussões curriculares baseadas em Lopes (2011) e na ótica dos letramentos de Rojo (2012) (2015), voltando-se para o aluno de Educação de Jovens e Adultos como participante das experiências de multiletramentos, a partir da presença das tecnologias digitais na vida social. Numa abordagem qualitativa de pesquisa, houve dois momentos: a análise documental e análise das informações produzidas em entrevistas com os envolvidos. A partir dos resultados obtidos, que demonstram como o letramento digital dos alunos jovens e adultos está muito voltado para a instrumentalidade das disciplinas técnicas e não como elemento de fortalecimento das relações socioculturais, propõe-se como ação interventiva a construção coletiva de um webdocumentário, a fim de valorizar as experiências de aprendizagem de multiletramentos e trajetividades identitárias dos estudantes-autores.

Presidente - 908.719.795-00 - ROSANE MEIRE VIEIRA DE JESUS - UNEB
Interno - 1255526 - MARIA INEZ DA SILVA DE SOUZA CARVALHO