Banca de DEFESA: VALDERÍ JOSÉ DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALDERÍ JOSÉ DE CARVALHO
DATA : 24/04/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Faculdade de Educação
TÍTULO:

PRÁTICAS COLABORATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM: O USO DO SMARTPHONE NO COLÉGIO MUNICIPAL ODETE NUNES DOURADO, IRECÊ-BAHIA


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas Colaborativas. Smartphone. Tecnologia móvel


PÁGINAS: 80
RESUMO:

A presença do smartphone na sala de aula tem sido objeto de discussão, não sendo rara a decisão tomada por Gestores da Educação de proibir a utilização desses aparelhos pelos estudantes na escola. O propósito deste trabalho foi compreender o uso dos smartphones no processo de ensino e aprendizagem no 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Odete Nunes Dourado, situado em Irecê/BA, no sentido de discutir as possíveis contribuições pedagógicas desse dispositivo para a efetivação de práticas colaborativas na educação, bem como propor estratégias para implementação de um núcleo de pesquisas e estudos sobre tecnologias móveis na educação na Rede Municipal de Ensino de Irecê. Como aporte teórico, considera-se os estudos sobre o papel estruturante das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC móveis para mudanças no modo como nos relacionamos com o mundo e com as pessoas e, ato contínuo, como ensinamos e aprendemos na contemporaneidade, com ênfase em ações em redes e em processos colaborativos. A investigação realizada, de natureza qualitativa, consistiu em observações da prática pedagógica, aplicação de questionários semiestruturados, escuta de depoimentos em grupos focais, realização de entrevistas abertas com os sujeitos do campo de pesquisa. Com isso, foi possível constatar, principalmente, que é significativa a presença de smartphones conectados à internet na escola e que os professores sentem falta de uma reflexão mais sistemática sobre as possibilidades de uso pedagógico desse dispositivo. Assim, indicam que não há tempo e espaço, nem hábitos de práticas colaborativas com ou sem as TIC móveis na escola, embora se reconheça a importância e potencialidade de tais práticas, já vivenciadas em outras oportunidades pelos sujeitos da pesquisa. As informações levantadas e a mobilização dos atores da escola em torno desse tema, deu ensejo à elaboração de uma proposta de intervenção baseada na implementação de um Núcleo de Pesquisa e Estudo em Práticas Colaborativas e Uso das TIC Móveis na Escola. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2331856 - ALESSANDRA SANTOS DE ASSIS
Interno - 287526 - NELSON DE LUCA PRETTO
Interno - 1915034 - SILVIA MARIA LEITE DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 4374372 - LANARA GUIMARAES DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 21/04/2019 14:17
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