Banca de DEFESA: ELIENE SILVA

DISCENTE : ELIENE SILVA
DATA : 11/04/2019
LOCAL: FACULDADE DE EDUCAÇÃO - AUDITÓRIO 1

O ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IF SERTÃO-PE: UMA PROPOSTA PARA O MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO

Projeto de Intervenção. Educação Profissional. Ensino Médio Integrado. Currículo Integrado.

O presente Projeto de Intervenção (PI) teve como tema os cursos técnicos de nível médio integrado, do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Sertão Pernambucano, tendo por objetivo organizar uma estratégia para o acompanhamento do currículo, com foco nos mecanismos de monitoramento e avaliação do currículo desse nível de ensino. Este estudo buscou identificar os processos institucionais de atualização e qualificação dos projetos de cursos, por entender que é por meio deles que se estabelece o currículo, como também, procurou compreender como vem se dando os mecanismos de monitoramento e de avaliação do currículo desse nível de ensino. A investigação se deu por meio de pesquisa documental numa abordagem qualitativa, utilizando-se da técnica de análise de conteúdo para o tratamento do material coletado. Destacamos que muitos dos materiais coletados são de acesso público, encontrados no site do IF Sertão-PE e no site do Ministério da Educação, entre eles: a Plataforma Nilo Peçanha, a Organização Didática do IF Sertão-PE. Os resultados da pesquisa apontaram a inexistência de um sistema de acompanhamento, que promova o monitoramento e a avaliação do currículo do ensino médio integrado, assim como uma preocupante desatualização dos projetos pedagógico desse nível de ensino, o que nos permitir supor haver inferência com os níveis de evasão e retenção de alunos, demonstrado por meio dos índices de eficiência acadêmica dos cursos técnicos de nível médio integrado. Portanto, como intervenção ao fenômeno pesquisado, foi proposto uma estratégia de acompanhamento do currículo integrado, com no monitoramento e na avaliação, por meio da implementação de um núcleo de caráter orgânico e institucional, com capacidades para mobilizar a instituição no sentido de desenvolver uma visão investigativa acerca das questões do currículo integrado.

Interno - 1915034 - SILVIA MARIA LEITE DE ALMEIDA
Externo à Instituição - ERBS CINTRA DE SOUZA GOMES