Banca de DEFESA: BRUNO GUIVARES FILHO

DISCENTE : BRUNO GUIVARES FILHO
DATA : 18/03/2019
LOCAL: Faculdade de Educação - auditório 2

VÍDEOAULAS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS DE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL DO IF SERTÃO-PE

PALAVRAS-CHAVE: 1. Interdisciplinaridade. 2. Videoaulas. 3. Tecnologia

O presente Projeto de Intervenção apresentado como resultado final do curso de Mestrado Profissional em Educação, Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia é um trabalho sobre o tema interdisciplinaridade que me levaram ao encontro de muitas incertezas sobre um projeto de intervenção no fazer pedagógico dos professores do Campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IF Sertão-PE. A escolha de uma metodologia que esclareça a problemática em torno da inclusão de práticas interdisciplinares com a utilização de videoaulas me colocou frente a frente com um desafio nunca antes experimentado. Considerando a necessidade de aprimoramento do sistema educacional brasileiro e em especial, as demandas por metodologias que contribuam com a construção de um ambiente integrador e facilitador da aprendizagem no Campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, a partir da adoção de práticas interdisciplinares na rotina das aulas, foi elaborado o presente estudo que tem como objetivo a elaboração de um projeto de intervenção para incluir práticas interdisciplinares com utilização de vídeos nas aulas dos cursos do Campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo e exploratório, a ser desenvolvido no Campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, que foi escolhido por ser o local de trabalho do autor da pesquisa. A população do estudo foi composta por profissionais da área de educação sendo 1 pedagoga, 1 técnico em assuntos educacionais e 1 coordenadora de curso. Foram realizadas entrevistas informais semiestruturadas com os profissionais em educação alvos da pesquisa. Os resultados das entrevistas foram apoiados em Gil (2002), interpretados utilizando-se técnicas de interrogação, que no nosso caso, baseou-se na utilização das entrevistas informais semiestruturadas, onde o pesquisador utiliza-se de questões previamente elaboradas para obter respostas abertas do ponto de vista do entrevistado. O objetivo desta técnica é propiciar a exploração máxima do nível de entendimento do entrevistado sobre o tema da pesquisa, o que ele espera desse tipo de projeto e o que ele pretende fazer para inserir práticas interdisciplinares utilizando-se de videoaulas.

Presidente - 1255526 - MARIA INEZ DA SILVA DE SOUZA CARVALHO
Externo à Instituição - SHANTI NITYA MARENGO - UFRB