Banca de DEFESA: MÔNICA MASCARENHAS DOS SANTOS

DISCENTE : MÔNICA MASCARENHAS DOS SANTOS
DATA : 11/03/2019
LOCAL: Faculdade de Educação - auditório 2

Os coordenadores dos cursos superiores de licenciaturas em ação no IF Sertão-PE Campus Petrolina: limites e perspectivas

Palavras-chave: Coordenador de Curso. Ensino Superior. Instituto Federal. Sertão Pernambucano - Campus Petrolina.

RESUMO

Este Projeto de Intervenção é o resultado do estudo realizado para conhecer o trabalho dos coordenadores de cursos superiores de licenciaturas, no Campus Petrolina, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), identificando seus limites e perspectivas para o desenvolvimento pedagógico dos cursos superiores em que atuam. Tem como finalidade a proposição de uma ação de intervenção para construir a fundamentação do trabalho de gestão em rede, o envolvimento de gestores em um trabalho colaborativo, voltado para o crescimento dos cursos superiores de licenciaturas e a reestruturação das normas internas que norteiam a ação destes coordenadores. O estudo pautou-se na ação coordenadora por ser a característica essencial do trabalho do coordenador de curso, e para entender esta ação de coordenar dentro do cenário educacional, foi preciso perceber a atividade administrativa do ato de gerenciar no trabalho cotidiano dos coordenadores de cursos de Licenciaturas em Computação, Física, Música e Química do Campus Petrolina. A metodologia utilizada privilegiou a abordagem qualitativa e os procedimentos e instrumentos utilizados para o levantamento de informações foram: análise documental, grupo focal e diário de campo. Para a realização desta pesquisa, buscou-se a fundamentação em: Barbour (2009) e Bogdan e Biclen (1994) para delinear a metodologia. Para conhecer a realidade sobre a ação coordenadora, estudou-se o tema através das pesquisas de Fernandes (2012), Fontoura (2017), Sabadia (1988) e outros teóricos do contexto dos coordenadores. Os suportes são as legislações federais e normativas do IF Sertão-PE. O estudo localizado de campo e o ato de ouvir através do grupo focal possibilitou destacar aspectos relevantes das coordenações de cursos e identificação do trabalho de coordenar solitário, intenso, imediatista, e, acima de tudo, leigo — ausência de formação em gestão e preocupação com a ética no cuidado com as pessoas (discentes, e servidores). Na perspectiva do desenvolvimento pedagógico, delineou-se a ausência de prioridades para as ações cotidianas. Na esfera legal, constatou-se a imprecisão das normativas que regem o trabalho dos coordenadores de cursos superiores. No campo das ideias, revelou-se a incompreensão de uma lógica do trabalho de coordenação democrática, colaborativa e emancipadora.  Este contexto demanda uma ação processual de (re) construção do pensar e do fazer na prática coordenadora, em conjunto com os coordenadores dos cursos de licenciaturas do Campus Petrolina, por isso este projeto de intervenção.

Presidente - 1255526 - MARIA INEZ DA SILVA DE SOUZA CARVALHO
Interno - 1915034 - SILVIA MARIA LEITE DE ALMEIDA