Banca de DEFESA: MARIA DAS NEVES DE ALMEIDA

DISCENTE : MARIA DAS NEVES DE ALMEIDA
DATA : 19/03/2019
LOCAL: Faced UFBA

ESPAÇOS MAKERS COMO POTENCIALIZADORES DA  CRIATIVIDADE, LUDICIDADE E COMPARTILHAMENTO DE IDEIAS NO CONTEXTO ACADÊMICO

Criatividade. Ludicidade. Compartilhamento de Ideias. Tecnologias. Cultura Maker. Ética Hacker.

O presente trabalho aborda a Criação de um Espaço Maker como Potencializador da Criatividade, Ludicidade e Compartilhamento de Ideias no Contexto Acadêmico, que foi delineado como Projeto de Intervenção a ser proposto ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano – Campus Petrolina. Seu objetivo é apresentar o Espaço Maker como uma alternativa viável de implementação das características da cultura hacker, de forma a se configurar como um modelo de experiência aberto, participativo, criativo e lúdico. Sem sobreposição de um dos aspectos sobre os outros, o Projeto de Intervenção se propôs a identificar alternativas de trabalho com os temas da criatividade, da ludicidade e do compartilhamento de ideias. Seu viés norteador perpassa pela construção coletiva e solidária de saberes, na perspectiva de que as ações e os projetos desenvolvidos em um Espaço Maker contribuam para dinamizar a vida acadêmica, influenciando positivamente no processo de ensino e de aprendizagem e, oportunamente, na qualidade das relações interpessoais. Para tanto, o caminho percorrido até a elaboração do Projeto de Intervenção incluiu a apresentação do Campus Petrolina em suas especificidades, o estudo dos referenciais teóricos e metodológicos que se constituíram como possibilidades de argumentação e reflexão acerca dos temas da ludicidade, da criatividade, do compartilhamento de ideias, da cultura hacker e da cultura maker, assim como a discussão sobre a influência das tecnologias digitais no âmbito da comunidade acadêmica do Campus. Por fim, verificou-se a produção de dados através da realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que incluiu o questionário, a observação participante, o diário de campo, a entrevista semiestruturada e a roda de conversa. Os resultados obtidos a partir dos posicionamentos de estudantes, docentes e servidores técnicos administrativos a respeito das temáticas propostas fomentaram a apresentação do Projeto de Intervenção, valorizado, sobremaneira, pela riqueza das falas, registros, ilustrações e singularidades que fazem parte da dinâmica acadêmica do Campus Petrolina.

Presidente - 2497767 - SALETE DE FATIMA NORO CORDEIRO
Interno - 908.719.795-00 - ROSANE MEIRE VIEIRA DE JESUS - UNEB