Banca de DEFESA: ROSÂNGELA SILVA DE CARVALHO

DISCENTE : ROSÂNGELA SILVA DE CARVALHO
DATA : 19/03/2019
LOCAL: FACULDADE DE EDUCAÇÃO

O PAPEL DA BIBLIOTECA COMO ESPAÇO ARTICULADOR PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IF SERTÃO-PE, CAMPUS ZONA RURAL

Incentivo à leitura. Bibliotecas. Ensino médio. Educação.

O presente trabalho teve como objetivo elaborar um projeto de intervenção para contribuir e motivar, por meio de práticas pedagógicas envolvendo a biblioteca e os professores de língua portuguesa, o gosto e o prazer pela leitura entre os alunos do Ensino Médio Integrado, do campus Zona Rural do Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano. Para a construção desse estudo, nos embasamos nos pressupostos teóricos de autores que pesquisam acerca da leitura, escrita, bibliotecas e educação. A investigação teve uma abordagem qualitativa, baseada na pesquisa-ação e utilizou como instrumento para a coleta de dados a aplicação de questionários, tendo suas respostas analisadas a partir da análise de conteúdo de Bardin (2004). Dessa forma, tivemos a oportunidade de conhecer os sujeitos da nossa pesquisa, assim como saber o que pensam sobre a leitura, quais motivações receberam para gostarem ou não de ler, saber como a biblioteca do campus Zona Rural pode contribuir para envolver esses estudantes na apreciação às práticas de leitura e produção de textos com mais leveza, mais entusiasmo e entrosamento.

Presidente - 2354741 - JAMILE BORGES DA SILVA
Externo à Instituição - RITA DE CASSIA BREDA DE MASCARENHAS - UEFS