Possibilidades lúdicas com tecnologias digitais na formação docente: uma proposta de EspaçoMaker no IF Sertão-PE - Campus Petrolina
Ludicidade. Tecnologias. Espaço Maker. Hedonismo
Este trabalho versa sobre a importância da ludicidade e das tecnologias digitais no âmbito dosCursos de Licenciatura em Química, em Física e em Computação ofertados pelo Campus Petrolina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Aborda a histórica dicotomia verificada nas licenciaturas brasileiras entre a formação disciplinar (conteúdos específicos) e formação para a docência (fundamentos metodológicos e didáticos) e as consequências para o licenciando, incluindo o Campus Petrolina no contexto da discussão. Propõe refletir sobre o Espaço Maker como possibilidade de lócus em que a ludicidade integre a formação dos professores. Sugere o uso lúdico das tecnologias digitais e dos componentes, ferramentas e máquinasmakerscomo forma metodológica que diminua tensões inerentes à práxis pedagógica e empreste prazer ao processo de ensino-aprendizagem, na perspectiva do hedonismo como valor e da instantaneidade como característica representativa dos Séculos XX e XXI.Trabalhou-se com as abordagens qualitativa e quantitativa da pesquisa científica, ea produção de dadosdeu-se a partirde estudos bibliográficos, documentais, da observação assistemática e, principalmente,do questionário. Para aanálise dos dados, foram utilizados gráficos, tabelas e a geração de Nuvens de Palavras. Ancorado nos resultados apreendidos, o trabalho culminoucom a elaboração de um Projeto de Intervenção que propõeaimplantação de um Espaço Maker Campus.