Banca de DEFESA: VAILMA MARTINS DE MEDEIROS

DISCENTE : VAILMA MARTINS DE MEDEIROS
DATA : 26/02/2024
LOCAL: Faculdade de Educação

Formação continuada de coordenadores pedagógicos em prol do direito da criança de participar de práticas leitoras e escritoras na Educação Infantil

Educação Infantil; Alfabetização; Formação Continuada.

Este Projeto de Intervenção abordou a formação continuada de coordenadores pedagógicos em defesa do direito da criança de participar de práticas leitoras e escritoras na Educação Infantil. O objetivo principal é fomentar a ressignificação das práticas profissionais desses coordenadores em um contexto colaborativo e coletivo. A pesquisa foi realizada nas escolas públicas de Educação Infantil da Rede Municipal de Seabra-Ba. A abordagem da pesquisa-formação, adotada neste estudo, revelou-se um método fundamental para a ressignificação das práticas profissionais das coordenadoras pedagógicas. A escolha da abordagem qualitativa possibilitou a cuidadosa produção de dados e informações essenciais para ampliar as discussões e reflexões sobre o direito de as crianças participarem de práticas leitoras e escritoras. Os procedimentos de produção de dados foram delineados por meio de movimentos formativos, destacando-se pela vantagem de enfatizar as vozes e gestos das coordenadoras pedagógicas participantes. Essa escolha permitiu que compartilhassem mais sobre sua própria prática, seu papel central como formadoras de professores bem como suas vivências nesses diferentes movimentos formativos. Falas, registros escritos, vídeos, áudios e relatos resultantes da entrevista e dos movimentos formativos foram fundamentais para o alcance dos objetivos desta pesquisa, proporcionando uma compreensão mais abrangente e aprofundada do tema de análise. A análise dos dados revelou que as coordenadoras reconhecem a formação dos professores como sua função central nas escolas. Os resultados indicam um aprofundamento teórico e prático relacionado à concepção de Alfabetização em uma perspectiva construtivista psicogenética, destacando a continuidade do trabalho de formação continuada por meio de movimentos formativos, com ênfase na estratégia da tematização da prática. Ficou evidente que a formação continuada, mediada de forma reflexiva e colaborativa, por meio de movimentos formativos, pode efetivamente contribuir para fortalecimento de práticas de leitura e escrita na Educação Infantil.

Presidente - 2228252 - GIOVANA CRISTINA ZEN
Interna - 1000225 - MARIA ROSELI GOMES BRITO DE SA