Banca de DEFESA: JANARA LUIZA PAIVA BOTELHO OLIVEIRA

DISCENTE : JANARA LUIZA PAIVA BOTELHO OLIVEIRA
DATA : 26/02/2024
LOCAL: Faculdade de Educação

ESTOU POR UM TRIZ DE DAR PASSOS ATRÁS”: OS DILEMAS DA COORDENADORA PEDAGÓGICA DA ESCOLA KIMIMO BOA VISTA – SEABRA-BA – FRENTE À CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Alfabetização; Educação Infantil; Formação Continuada

A pesquisa intitulada “Estou por um triz de dar passos atrás”: os dilemas da coordenadora pedagógica da Escola Kimimo Boa Vista – Seabra-BA – frente à concepção de Alfabetização na Educação Infantil, tem como principal objetivo investigar as relações entre a formação continuada de docentes e o trabalho pedagógico realizado em sala de aula, com ênfase nas práticas de leitura e escrita na Educação Infantil. Para tal, considera as contribuições da perspectiva construtivista psicogenética. No contexto do trabalho pedagógico, também se insere nesta pesquisa o olhar sobre o formador de professores, o coordenador pedagógico, e seus constantes dilemas frente à sua profissionalização. A investigação assume o método da pesquisa-formação considerando a sistemática da produção e análise de dados por meio da narrativa de seis professoras. Espera-se que este estudo contribua com o debate em torno dos desafios que estas e outras professoras/professores e coordenadores pedagógicos vivem quando o assunto é a polêmica e o distanciamento que envolvem Alfabetização e Educação Infantil.

Interna - 2228252 - GIOVANA CRISTINA ZEN
Interna - 1000225 - MARIA ROSELI GOMES BRITO DE SA