Banca de DEFESA: EZEQUIEL ALVES DE MORAIS

DISCENTE : EZEQUIEL ALVES DE MORAIS
DATA : 29/09/2023
LOCAL: Recurso Remoto

CONTAINER: AMBIÊNCIA EDUCATIVA E DE PROTOTIPAGEM NO IFES CAMPUS BARRA DE SÃO FRANCISCO

Prototipagem. Tecnologias digitais livres. Ambiência educativa.

Esta pesquisa tem o propósito de tensionar o campo da educação básica, mais especificamente os cotidianos vivenciais do ensino médio no Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes Campus Barra de São Francisco. Todo o empenho na elaboração deste trabalho, está voltado para a construção de uma proposta de intervenção voltada para a estruturação de uma ambiência formativa que ofereça condições para a construção de conhecimento experiencial, significativo e relevante. Buscamos responder a seguinte questão problema: de que maneiras a criação e a implantação de uma ambiência inspirada nos espaços de fazedores, que aqui denominamos de Container, atenderia aos anseios e fortaleceria o Ifes Campus Barra de São Francisco e o seu entorno como uma comunidade educativa e colaborativa? Com isso, o objetivo geral foi criar a proposta de uma ambiência baseada na cultura de fazedores a exemplo dos espaços maker, que congregasse o espírito da ética dos hackers, a lógica do conhecimento experiencial, criativo, colaborativo e aberto. Para alcançar esse objetivo desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo junto aos alunos, professores, gestores e técnicos administrativos vinculados direta e indiretamente ao curso técnico em agricultura integrado ao ensino médio. Como dispositivos para a produção de dados, utilizamos questionários, entrevistas, rodas de conversa e análises documentais. A análise dos dados foi ancorada na Análise Textual Discursiva (ATD) de Galiazzi e Moraes (2011). A partir dos dados produzidos, ficaram evidenciados aspectos que demandam a criação e implementação desta ambiência, bem como possibilidades e perspectivas de ações da implementação do espaço Container na estrutura do Campus.

Externo à Instituição - ALEXANDRE GARCIA AGUADO
Interna - 1418909 - MARIA HELENA SILVEIRA BONILLA