Banca de DEFESA: SABRINA ROHDT DA ROSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SABRINA ROHDT DA ROSA
DATA : 11/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Recurso Remoto
TÍTULO:

Educação inclusiva no Ifes Campus Itapina: uma proposta de acompanhamento colaborativo de estudantes com transtornos funcionais específicos


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Inclusiva, Formação Docente, Transtornos funcionais específicos, Pesquisa interventiva. 


PÁGINAS: 94
RESUMO:

Este Projeto de Intervenção se situa no âmbito temático da educação inclusiva vinculada à concepção de direitos humanos, visando garantir equidade e atendimento às diferenças existentes nas instituições de ensino, mais especificamente no campus Itapina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Neste contexto, tem-se um crescente ingresso de alunos com transtornos funcionais específicos no ensino regular e necessidade de normatizações oficiais específicas que garantam o atendimento a este público. Desta forma, frente a promulgação da Lei Federal nº 14.254, de 30 de novembro de 2021, algumas problematizações foram levantadas: quais os índices de matrículas de estudantes com transtornos funcionais específicos de aprendizagem no Ifes? Quais discussões a instituição tem realizado, no sentido de garantir o amparo educacional mencionado na Lei nº 14.254/21? Existe alguma proposta pedagógica específica de atendimento a esse público? Em caso positivo, como ocorre e quem realiza o atendimento educacional necessário? Como o Ifes está compreendendo essas demandas no âmbito da formação inicial docente? Diante desta contextualização, apresenta-se uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, com caráter interventivo, que teve por objetivo geral compreender o atendimento educacional de estudantes com transtornos funcionais específicos de aprendizagem matriculados no Ifes, a fim de subsidiar a elaboração de uma proposta interventiva para que tal instituição atenda a Lei nº 14.254/2021. Para o alcance do objetivo, foi realizada uma análise documental, seguida da realização de entrevistas semiestruturadas e um grupo focal, além da aplicação de um questionário. Como resultados foi possível identificar que, até então, o Ifes não possui documentos norteadores para o atendimento específico à alunos com transtornos funcionais, bem como que a instituição atribui à Coordenação de Gestão Pedagógica o amparo ao docente e o atendimento aos alunos de um modo geral, alinhando a ocorrência de adaptações em tempo de avaliação da aprendizagem e adequação do uso de certos espaços como forma de atender a algumas especificidades apresentadas por esse público. Nesse escopo, compreendemos a atuação colaborativa do NAPNE, que foi evidenciada nas entrevistas, bem como levantamos sugestões dos alunos participantes, indicando a necessidade de um acompanhamento que ultrapasse as adaptações mencionadas, envolvendo atividades pedagógicas adaptadas, colaboração durante atividades avaliativas, a partir de aconselhamentos e ajudas específicas nos enunciados, incursão em monitorias orientadas com outros alunos, por meio de um acompanhamento pedagógico colaborativo, que perpasse a sua inclusão por um olhar singular e atento às suas especificidades, ao mesmo tempo em que interaja com toda a classe envolvendo demais alunos. A proposta de Intervenção, emergida da pesquisa, envolve a proposição da elaboração de recursos didáticos adequados ao desenvolvimento da aprendizagem de alunos com transtornos funcionais específicos, bem como ações formativas no âmbito da inclusão escolar para graduandos do Ifes e profissionais da educação. Espera-se que os dados obtidos nesta investigação contribuam para o alargamento da concepção de educação inclusiva e inclusão, no Ifes, bem como ressoe como subsídio que garanta o atendimento da Lei 14.254, de 30 de novembro de 2021.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - JOSIANE BELTRAME MILANESI - IFES
Externa à Instituição - FLÁVIA ROLDAN VIANA - UFRN
Interna - 1915034 - SILVIA MARIA LEITE DE ALMEIDA
Presidente - 1923964 - VERONICA DOMINGUES ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 01/09/2023 09:17
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA