USO DO LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS SOLOS E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO NA PROMOÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS.
ENSINO, MATEMÁTICA, FÍSICA, INTERDISCIPLINARIDADE, INTEGRAÇÃO CURRICULAR, MATERIAL CURRICULAR EDUCATIVO
ESTE PROJETO DE INTERVENÇÃO TRATA DO USO DO LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS SOLOS E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – CAMPUS NOVA VENÉCIA NA PROMOÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DURANTE A REALIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS LABORATORIAIS REALIZADAS DENTRO DO LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E MECÂNICA DOS SOLOS, COM OBJETIVO DE APRESENTAR UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE MODO A CONTRIBUIR NA CONCEPÇÃO DE AULAS PRÁTICAS MAIS INTEGRADORAS E PROMOVER UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR E COLABORATIVO ENTRE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. A METODOLOGIA UTILIZADA TEVE ABORDAGEM DE CARÁTER QUALITATIVO APLICADA EM UMA PERSPECTIVA COLABORATIVA. O TRABALHO APRESENTA RESULTADOS E REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO DA PESQUISA INTERVENTIVA A PARTIR DOS MOVIMENTOS APRESENTADOS COMO PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA. COMO RESULTADO, OBTEVE-SE UMA FORMA DE PLANEJAMENTO COLABORATIVO E PARTICIPATIVO ENTRE OS PARES PROMOVENDO UMA INTEGRAÇÃO CURRICULAR ENTRE AS DISCIPLINAS DE FÍSICA E MATEMÁTICA. ALÉM DISSO, COMO FRUTO DESSE PLANEJAMENTO, FORAM ELABORADAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA COMPOR O MATERIAL CURRICULAR EDUCATIVO COMO PRODUTO.