PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Capacitação, gestão do conhecimento, projeto pedagógico.
A presente pesquisa se insere no âmbito do Mestrado Profissional da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e, em uma perspectiva de construção colaborativa e interventiva, objetivou investigar a retomada da oferta da capacitação dos servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O objeto de estudo consistiu na investigação onde se discutiu a importância da capacitação dos servidores do Ifes para o sucesso da instituição, como também a relevância do uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) nas formas de aprendizagem dentro de um projeto pedagógico. A pesquisa de natureza interventiva analisou o contexto de atuação da gestão de pessoas na promoção da capacitação, bem como a gestão do conhecimento como ferramenta de gestão no aprendizado dos servidores. A proposta metodológica desta pesquisa foi qualitativa e documental, a partir de questionário e legislação vigente. Além disso, foram abordados temas já trabalhados por outros colegas do Ifes, relacionados à capacitação e desenvolvimento dos servidores, para situar a pesquisa em um contexto mais amplo. A partir da pesquisa, foi feita uma análise do perfil dos servidores, buscando identificar as principais necessidades e demandas dos servidores em relação à capacitação. Como proposta interventiva, apresenta-se uma minuta de resolução que visa atender às demandas e necessidades identificadas pelos servidores, com proposição de soluções que possam contribuir para a melhoria da capacitação dos servidores na instituição.