Banca de DEFESA: SILDA MORELLI CRISTIANO BARBOSA

DISCENTE : SILDA MORELLI CRISTIANO BARBOSA
DATA : 10/07/2023
LOCAL: Recurso Remoto

USO DA SALA DE AULA INVERTIDA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – CAMPUS PIÚMA

Sala de Aula Invertida; intervenção; ensino e aprendizado.

Este trabalho consiste em uma proposta de intervenção pedagógica, com base na metodologia da Sala de Aula Invertida, no contexto educacional do curso de ensino médio integrado, 4º anos dos cursos Técnico em Pesca, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Piúma. Essa abordagem pedagógica permite que o estudante tenha contato com o conteúdo antes da aula presencial, em que, durante a aula, possam se realizar atividades práticas como resolução de problemas, discussão em grupo, dentre outros. Como metodologia, pautou-se em uma revisão bibliográfica e uma investigação no campo experimental, onde professores e estudantes puderam vivenciar a metodologia em sua prática educativa. Após a aplicação da metodologia, estudantes e professores avaliaram suas impressões a partir de um questionário do Google Forms elaborado para cada grupo, onde avaliou-se o ensino e a aprendizagem. Este trabalho aponta as potencialidades, alguns dos desafios enfrentados e a opinião dos estudantes e professores em relação à metodologia. Mostra também que o modelo da Sala de Aula Invertida pode favorecer a prática educativa e é um auxílio para o professor para sua organização metodológica, assim como para o planejamento de estudo dos estudantes e sua interação e participação mais ativa do processo. Contudo, ainda há desafios para a sua aplicabilidade, pois os professores destacam como a principal dificuldade da utilização da metodologia o entendimento por parte dos estudantes a respeito do funcionamento desta nova modalidade de ensino e seu engajamento nas tarefas realizadas em casa. De forma geral, a sala de aula invertida apresenta novo horizonte aos estudantes, que ao invés de terem seu tempo em sala utilizados para exposição de conteúdos, podem otimizar o tempo com discussões e tirar suas dúvidas individuais para um melhor aprendizado e construção do conhecimento.

Externa à Instituição - ELANE MARIA FARIAS DE CARVALHO
Presidente - 2682594 - FABIO PESSOA VIEIRA