Uma Intervenção Formativa para as Relações Étnico-Raciais no curso de Licenciatura em Pedagogia do Ifes Campus Itapina.
Projeto de Intervenção, Educação para as Relações Étnico-Raciais, Pedagogia. Formação inicial
Esse projeto de intervenção buscou analisar como as questões étnico-raciais estão
presentes na formação dos discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia do Ifes
Campus Itapina, a fim de elaborar uma proposta interventiva em Educação para as
Relações Étnico-Raciais, visando contribuir com a formação dos discentes do curso. A
pesquisa foi desenvolvida com alunos matriculados no 2o, 4o, 6o e 8o período do curso em
2022. A pesquisa é qualitativa pautada nas prerrogativas da pesquisa-ação. Para o
referencial teórico, dialogamos com Nilma Lino Gomes, Petrônio Domingues, Tomaz
Tadeu da Silva, Paulo Freire dentre outros. Valemo-nos também, das legislações que
tratam das questões étnico-raciais na educação, ações afirmativas, currículo e base
nacional comum curricular. Como metodologia utilizamos o levantamento bibliográfico e
a análise de documentos internos, e para a coleta de dados a aplicação de questionário
online, composto por questões abertas e fechadas. A pesquisa mostrou que as questões
étnico-raciais estão presentes na matriz curricular, através dos componentes curriculares
que trazem conteúdos que potencializam a discussão em torno da ERER, garantindo aos
futuros docentes conhecimentos para sua prática; nas ações desenvolvidas pelo NEABI,
que também contribuem com a formação dos discentes, e na Política de Educação para as
Relações Étnico-Raciais do Ifes, que se constituiu como um mecanismo para efetivação
das Leis no 10.639/203 e no 11.645/2008. Como proposta interventiva, propõe-se uma
ação complementar ao ensino realizada através de um seminário, com assuntos que
precisam ser retomados e/ou aprofundados como racismo e discriminação racial,
legislação sobre a ERER, intolerância religiosa e currículo na perspectiva da ERER. E
desse modo contribuir com a formação dos discentes do curso Licenciatura em
Pedagogia, do Ifes Campus Itapina.