Banca de DEFESA: LUCIANA ALINE MARCENA CARVALHO

DISCENTE : LUCIANA ALINE MARCENA CARVALHO
DATA : 11/04/2023
LOCAL: Recurso Remoto

Repositório Institucional: um portal de acesso às produções intelectuais da comunidade científica do Instituto Federal do Espírito Santo

Repositório Institucional. Biblioteca. Pesquisadores. Fontes de informação. Educação

Este estudo teve por objetivo a construção de um projeto de intervenção que versa a possibilidade de contribuição da Biblioteca Nilo Peçanha do Ifes-Campus Vitória na divulgação do Repositório Institucional do Instituto Federall do Espírito Santo (RI/Ifes) como uma possível ferramenta de pesquisa aos alunos, docentes, servidores e comunidade acadêmica do Instituto Federal do Espirito (Ifes). A investigação foi realizada no setor de referências da referida biblioteca, por ser o local aonde ocorrem os atendimentos relativos ao RI/Ifes, o que possibilita a apreensão do fenômeno. A motivação surgiu a partir do meu trabalho como bibliotecária do campus, com o intuito de colaborar com nossa comunidade acadêmica quanto à formação de pesquisadores autônomos, conscientes e críticos em relação às fontes de informação. A investigação permeou pela abordagem qualitativa, com fundamentos na pesquisa-participante e foi utilizado como instrumento para a coleta dos dados a realização de uma roda de conversa e da aplicação de um questionário, os quais foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2009), com base em quatro categorias, quais sejam percepção, utilização, treinamento e divulgação. Participaram da roda de conversa 10 pessoas, distribuídas em servidores da biblioteca, professores, mestrandos e o diretor de pós-graduação do campus e os respondentes do questionário foram 20 alunos concludentes de mestrado entre os anos de 2021 a 2022. Os resultados dos dados coletados apontaram que, embora haja certa divulgação e uso do RI/Ifes, os mesmos demonstraram ser modestos, indicando que há campos para melhora, visando torná-lo uma ferramenta mais potente para o campo de pesquisa e também conduzir e fortalecer a cultura organizacional do uso da ferramenta na instituição, potencializando a sua difusão. Posteriormente, foi elaborada uma proposta de intervenção de divulgação e instrução de uso e submissão do Repositório Institucional do Ifes que contempla a elaboração de uma oficina, um folder e um vídeo instrucional de autoarquivamento. Acredita-se a produção desse material cumpre à demanda de cultura organizacional de uso da ferramenta, pois ficará disponível para ser utilizado como recurso pedagógico aos professores de metodologia de pesquisa e aos bibliotecários quando forem ministrar oficinas sobre esta temática e também servir como manual de orientações nas dúvidas surgidas no autoarquivamento pelos alunos concludentes do Ifes. Ademais, vislumbra-se o potencial dessa ferramenta como contribuição ao trabalho dos bibliotecários no sentido de otimizar o processo de validação do autoarquivamento realizado pelos alunos, visando minimizar os erros no preenchimento dos metadados e assim resultando em buscas mais precisas pelos usuários.

Externo à Instituição - EDUARDO FAUSTO KUSTER CID - IFES
Interna - 3367289 - CILENE NASCIMENTO CANDA