Banca de DEFESA: LIVIA MADEIRA BRITO

DISCENTE : LIVIA MADEIRA BRITO
DATA : 30/03/2023
LOCAL: Recurso Remoto

A Política de Assistência Estudantil como prática educativa de formação humana integral:  uma proposta para o Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Aracruz.

Educação. Assistência Estudantil. Formação humana integral

Este estudo como parte constituinte do Trabalho de Conclusão de Curso do mestrado, refere-se a um Projeto de Intervenção acerca da Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal do Espírito Santo, como possibilidade de prática educativa e de formação humana integral no Campus Aracruz, se caracteriza como um estudo exploratório e analítico, embasado pelo Método Histórico Dialético, no campo das pesquisas qualitativas em Educação. Compõe um trabalho do Mestrado Profissional em Educação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas da Universidade Federal da Bahia que tem como objetivo central analisar as possibilidades e limites da  Política de Assistência Estudantil como prática de formação humana integral dos (as) discentes do Ensino Médio Integrado do Campus Aracruz, propondo ação de integrada do Serviço Social, no campo da Assistência Estudantil, que contribua com essa dimensão da prática educativa. Em seus objetivos específicos busca: identificar os determinantes sócio históricos da Política de Assistência Estudantil no Brasil; analisar a Política de Assistência Estudantil (2011) do Ifes em sua perspectiva educativa, levantar junto aos (às) discentes, público alvo da pesquisa, sua percepção acerca da dimensão educativa desta Política, tal como possíveis demandas dos (as) mesmos (as) nessa perspectiva; e, construir proposta (s) de intervenção que fortaleça a Assistência Estudantil enquanto elo integrativo de práticas educativas e de formação humana integral. Entende-se que para discutir sobre Assistência Estudantil e formação humana integral dentro do Instituto, é necessária uma reflexão crítica dos movimentos históricos que envolvem essa Política, como política social de Educação na sociedade capitalista. Parte-se da visão da sociedade, enquanto sociedade de classes, da escola, inserida no contexto do modo de produção capitalista e de suas reproduções sociais. Dentre os resultados da pesquisa, constatou-se que há demanda por parte dos (as) estudantes de ações da Assistência Estudantil na perspectiva educativa da mesma, sobretudo no que tange às questões identitárias, às desigualdades sociais, à mobilização social e ao acesso de conhecimento acerca da diversidade de profissões existentes, para além das que são ligadas às áreas dos cursos técnicos que estudam. Percebeu-se também, que a Assistência Estudantil enquanto política de permanência estudantil e também de formação humana integral, precisa trabalhar junto aos (às) discentes na perspectiva de superar os limites da cidadania burguesa (emancipação política), por sucessivas aproximações do trabalho educativo para uma emancipação humana. O Projeto de Intervenção culmina na sistematização de um Plano de Ação do Serviço Social /Assistência Estudantil na perspectiva da formação humana integral dos (as) discentes.

Externa à Instituição - FERNANDA SANTOS CURCIO - IFES
Externa à Instituição - JEANE ANDRÉIA FERRAZ SILVA - IFES