Banca de DEFESA: MARCOS ANTONIO DE JESUS

DISCENTE : MARCOS ANTONIO DE JESUS
DATA : 14/03/2023
LOCAL: Recurso Remoto

Formação de Leitores no Ensino Médio: Investigação de Processos Didático-Literários no IFES - Campus Piúma-ES

Literatura. Formação leitora. Ensino Médio. Cultura digital.

A presente pesquisa se insere no âmbito do Mestrado Profissional da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e, em uma perspectiva de construção colaborativa e interventiva, objetivou investigar o processo de formação de leitores no Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). O objeto de estudo consistiu na formação de leitores literários enquanto campo de investigação de ações didático-literárias junto aos sujeitos da pesquisa, discentes entre 17 e 22 anos de idade das turmas dos 4º anos do Curso Técnico em Pesca Integrado ao Ensino Médio do campus Piúma/IFES. A pesquisa de natureza interventiva analisou o contexto, os princípios da formação leitora, os desafios e as demandas dos sujeitos quanto à formação leitora, refletindo e propondo ações metodológicas articuladas ao processo de letramento literário. A investigação identificou caraterísticas e desafios do processo de formação leitora em tempos de ampla produção e difusão da leitura na cultura digital, compreendendo as potencialidades de estratégias didático-literárias, as concepções, as práticas pedagógicas e as experiências, para ampliar as práticas de leitura dos discentes do curso técnico integrado ao Ensino Médio, no cotidiano do IFES. As inquietações que deram origem a esta pesquisa foram guiadas pelas questões: Que práticas pedagógicas contribuem para formação leitora dos discentes do curso técnico integrado ao Ensino Médio do campus Piúma? Como a literatura ocupa os espaços do campus Piúma-IFES?  Fulcrada em alguns teóricos, como por exemplo: Jorge Larrosa (2015), Antônio Cândido (1988 e 2006) e Marise Lajolo (1993), a proposta metodológica desta pesquisa levou em consideração as subjetivações dos sujeitos participantes, investigando qual a relação entre a literatura e o universo sociocultural, mediante a realização de oficina didático-literária com o público do Ensino Médio, objetivando a reflexão e a construção de novas práticas didáticas no âmbito da formação leitora. Como proposta interventiva, apresenta-se a proposta de intervenção Festa Literária de Piúma (FLIPIU), que se constitui em uma política cultural de letramento literário para o campus Piúma, construído dialogicamente com a comunidade acadêmica do IFES e parceiros institucionais. Os resultados da investigação apontam que no campus Piúma-ES as ações didático-literárias, quando não diversificadas, têm uma contribuição muito menor que a desejada no que diz respeito a formação de leitor; a pesquisa demonstra também que apesar de os registros indicarem diminuição do acesso a biblioteca do campus por parte dos discentes, a cultura digital permitiu que eles mantivessem e até aumentassem o volume de leitura literária, bem como oportunizou a criação de uma proposta interventiva que garantisse uma diversidade de processos, espaços e tempos de formação leitora.

Externo à Instituição - CAMILA DAVID DALVI - IFES
Presidente - 3367289 - CILENE NASCIMENTO CANDA